Banheiro Sustentável
Projeto do designer Archie Read foi pensado para resolver a escassez de saneamento básico em países subdesenvolvidos
Batizada de Sandi, a solução sustentável para países de baixa renda que sofrem com a falta de saneamento básico foi desenvolvida pelo o jovem designer Archie Read. O vaso sanitário é feito de areia ao invés de água, e deve ter capacidade de 30 litros de resíduos líquidos, o que equivale em média excrementos de até três dias para uma família de sete adultos.
O protótipo de Read seguiu os seis princípios fundamentais da metodologia do design total: a necessidade e o problema do usuário, a especificação da aparência do produto, o design conceitual, os detalhes, os processos de fabricação e a parte de vendas após a produção.
Sem custos operacionais, o vaso funciona por meio de uma descarga mecânica, que utiliza uma esteira transportadora que move os resíduos do vaso sanitário para um armazenamento que fica abaixo do corpo.
LEIA TAMBÉM:O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO E A IMPORTÂNCIA DO ESG NOS CONTRATOS DE CONCESSÃO
Depois de fixá-lo no chão, o produto deve ser preenchido com areia e já estará pronto para uso. Ao encher o corpo, o material deve se mover para dentro de uma tigela, assim, o usuário libera seus excrementos e, ao utilizar a descarga, espera que a areia empurre a sujeira para dentro da escotilha que passa pelo armazenamento abaixo.
Além disso, o designer colocou uma divisória para separar o líquido do sólido, pensando que o usuário pode utlizar as fezes como adubo, uma vez que não estarão contaminados com urina.