NOTÍCIAS

ANA assina acordo com Instituto Rui Barbosa para capacitação de tribunais de contas em saneamento básico

O acordo prevê capacitação mútua e o desenvolvimento de estratégias integradas em ações de implementação do novo marco legal do saneamento básico

Agência Nacional de Aguas e Saneamento básico
Diretores da ANA e conselheiros do Instituto Rui Barbosa na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT)

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para capacitação mútua e o desenvolvimento de estratégias integradas em ações de implementação do novo marco legal do saneamento básico. As ações do Acordo assinado em 21 de outubro e publicado hoje (24) no Diário Oficial da União (DOU), estão previstas em um plano de trabalho que busca uniformizar conceitos e disseminar informações sobre o novo marco legal, para que ele seja implementado na íntegra no país. Essa parceria terá vigência inicialmente até outubro de 2024.

A assinatura foi realizada durante o 3º Encontro dos Cursos de Estudos Avançados do IRB, que aconteceu em Brasília, no último dia 21, com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia. A diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, e o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes, assinaram o Acordo, tendo como testemunhas os conselheiros do IRB Sebastião Helvécio e Júlio Pinheiro; e os diretores da ANA Vitor Saback e Ana Carolina Argolo.

Para o Edilberto Pontes, o saneamento básico é uma das áreas em que o Brasil precisa melhorar.

“São mais de 100 milhões de pessoas sem esgoto no país. E temos uma lei, de 2020, que prevê a universalização do Saneamento até 2033. A ANA tem essa nova atribuição de implementar [a universalização do saneamento], pediu apoio aos tribunais de contas para que a gente ajudasse, como a gente já fez em vários outros campos”, afirma.

O ACT promoverá o treinamento de técnicos dos tribunais de contas sobre o novo marco legal do saneamento básico.

Os acordos de cooperação técnica firmados recentemente pela ANA com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e, agora, com o IRB contribuirão para o avanço na implementação do novo marco legal.

“É uma missão de todos nós trabalhar pela universalização do saneamento básico”, afirmou a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios.

O acordo com o IRB permite compartilhar as melhores informações sobre o setor do saneamento básico e a regulação. “Esse momento é muito importante para que a gente trabalhe em conjunto para implementarmos a lei e, de fato, transformar a realidade das pessoas”, completou Rios.


 

LEIA TAMBÉM: O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO E A IMPORTÂNCIA DO ESG NOS CONTRATOS DE CONCESSÃO


 

Pela Agência também participaram da cerimônia a superintendente de Regulação de Saneamento Básico, Cíntia Araújo; o procurador-geral da ANA, Luís Carlos Alves Júnior; o auditor-chefe da autarquia, Eliomar Rios; a assessora da diretora-presidente, Beatrice do Valle; e a chefe de gabinete da diretora-presidente, Cláudia Kattar. Conselheiros do IRB também estiveram na solenidade.

O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil criada pelos tribunais de contas com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades.

ANA e o marco legal do saneamento

Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a ANA recebeu uma nova atribuição regulatória: editar normas de referência, contendo diretrizes, para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos urbanos, além de drenagem e manejo de águas pluviais. A mudança busca uniformizar normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento e melhorar a prestação desses serviços. Para saber mais sobre a competência da ANA na regulação do saneamento, acesse a página www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Fonte: MDR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: LITIGÂNCIA CLIMÁTICA: A AÇÃO CONTRA GOVERNOS PARA DEFENDER O MEIO AMBIENTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RAÍZEN FECHA CONTRATO PARA FORNECER BIOMETANO À FÁBRICA DA SCANIA EM SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »