NOTÍCIAS

Aeroportos Verdes: Aeroportos brasileiros recebem prêmio internacional por adotarem práticas socioambientais

Aeroportos de Belo Horizonte (MG), de Salvador (BA) e RIOGaleão (RJ) foram premiados como “aeroportos verdes” por Conselho da América Latina e Caribe

Aeroportos Verdes

Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (MG), de Salvador (BA) e de Tom Jobim/RIOGaleão (RJ) estão entre os sete terminais da América Latina e do Caribe. premiados por promover boas práticas socioambientais que reduzem os impactos da operação aeroportuária.

O prêmio ACI-LAC Green Airport Recognition foi concedido no início de Outubro, em Buenos Aires, na Argentina, durante conferência realizada pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Selo Aeroportos Verdes

Belo Horizonte ganhou destaque com o projeto de reforma da Central de Água Gelada, recebendo menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção.

O projeto “Inovação do Sistema de Climatização do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte” tem como objetivo implantar um sistema de ar-condicionado eficiente e econômico, composto por duas centrais de água fria instaladas no terminal de passageiros 1 e 2.

O projeto proporciona um ganho de eficiência do sistema de refrigeração em até 30% e uma redução do consumo, em horários mais movimentados, de até 70%.

O sistema também é sinônimo de economia no consumo de água, pois está ligado ao conjunto de reaproveitamento de águas pluviais. Esta é a segunda vez que o aeroporto recebe o prêmio da ACI-LAC.


LEIA TAMBÉM: AEROPORTO DE CONFINS REDUZ EMISSÃO DE CARBONO E SE DESTACA ENTRE OS TERMINAIS DO PAÍS


 

O Aeroporto de Salvador foi premiado pela terceira vez como “aeroporto verde”, dessa vez, trazendo o projeto “Compostagem Acelerada”.

Implantado em 2022, a ação consiste em uma composteira com tecnologia exclusiva de biodigestão que acelera o processo de reuso de resíduos de alimentos em até 24 horas, transformando-os em líquidos. Após o processo, o líquido é direcionado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do próprio sítio aeroportuário e encaminhada para reuso, sendo aproveitado nas descargas dos banheiros e limpeza de áreas comuns e trazendo uma economia de até 68 mil litros de água por mês.

Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim/RIOGaleão foi agraciado com o Programa de Gestão de Resíduos na categoria de Mudanças Climáticas.

Até o momento, o Programa já contribuiu para a redução de 42% das emissões de gases de efeito estufa, originado pela geração de resíduos da operação e manutenção aeroportuária.

O projeto também destinou mais de 16 mil toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores e compostagem, contribuindo diretamente para a geração de renda de 57 famílias.

Outros Premiados

Os demais aeroportos da região premiados com o ACI-LAC Green Airport Recognition foram o Aeroporto El Dorado/OPAIN (Colômbia), Aeroporto de Guadalajara/Grupo Aeroportuário do Pacífico (México), Aeroporto Internacional de Cibao (República Dominicana) e AERIS Holding (Costa Rica).

Fonte: Ministério do Turismo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONSULTA PÚBLICA DA MINUTA DE RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COP27: EVENTO NO EGITO SERÁ OPORTUNIDADE PARA PRIORIZAR DEMANDAS DE PAÍSES AFRICANOS E SOBRE JUSTIÇA CLIMÁTICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »