NOTÍCIAS

Ceará assina acordo para produção de hidrogênio verde; investimento deve ser de US$ 2 bilhões

cipp-saA planta deve produzir pelo menos 500 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, que devem ser exportadas para a Europa

O governo do Estado assinou o 11º memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

hidrogenio-verde

Imagem ilustrativa

O acordo foi firmado entre o governador Camilo Santana e o consórcio Transhydrogen Alliance na quarta-feira (27) em Roterdã, na Holanda.

O projeto – desenvolvido pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy Storage e VARO – prevê investimentos de US$ 2 bilhões nos próximos anos.

A planta deve produzir pelo menos 500 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, o equivalente a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, que devem ser exportadas para a Europa através dos portos do Pecém e de Roterdã.

“Esse é um momento muito importante da nossa missão aqui na Europa. A partir de agora serão iniciadas as fases de estudo para implementação do projeto. O consórcio enxerga o Ceará com grande potencial para produção de energia sustentável”, disse o governador.

O presidente da Proton Ventures e do consórcio Transhydrogen Alliance, Hans Vrijenhoef, comemorou a assinatura do acordo de cooperação com o estado.

“Estou muito feliz de estar assinando esse acordo com o Ceará. Eu realmente espero que tenhamos muito sucesso no projeto. Essa é uma fase muito importante na questão de colocar soluções de energia verde para o mundo inteiro”, afirmou


LEIA TAMBÉM: CAGECE GARANTE ÁGUA DE REÚSO PARA USINAS DE HIDROGÊNIO VERDE


Empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo

  • Enegix Energy
  • White Martins
  • Qair
  • Fortescue
  • Eneva
  • Diferencial
  • Hytron
  • H2helium
  • Neoenergia
  • Engie
  • Transhydrogen Alliance

HUB de Hidrogênio Verde 

O Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

O equipamento deve ajudar a reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, impulsionando a economia do Estado.

O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação.

Até o momento já foram assinados 11 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no Hub de Hidrogênio Verde do Estado.

Fonte: Diário do Nordeste.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTUDO: PRODUTOS QUÍMICOS PERMANENTES PRESENTES EM QUASE 42.000 LOCAIS NOS EUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CINQUENTA TONS DE VERDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »