NOTÍCIAS

Estudo: Produtos Químicos Permanentes presentes em quase 42.000 locais nos EUA

Os legisladores federais ainda estão lidando com uma classe de contaminantes da água potável, que há muito tempo é a prioridade nas estações de tratamento em todo o país e que pode ser encontrado em dezenas de milhares de locais nos Estados Unidos.

Os produtos químicos permanentes, conhecidos como PFAS na sigla em inglês, existem em quase 42.000 locais nos Estados Unidos


Imagem Ilustrativa

Em pesquisa DA American Water Works Association (AWWA), publicada no site The Hill, foram encontradas dezenas de milhares de fontes de água, potencialmente contaminadas com substâncias per- e polifluoroalquílicas em todo o país.

Os PFAS são conhecidos como “produtos químicos permanentes”, devido à sua presença duradoura no meio ambiente, e têm sido associados a problemas agudos de saúde naqueles que os consomem por meio de fontes de água potável.

Sua presença tem sido associada a uma série de operações de águas residuais industriais, espuma de combate a incêndios de nível militar e outras fontes.

As estações de tratamento de água potável estão cientes da presença desses contaminantes há anos, e alguns estados introduziram medidas para regulamentar estritamente sua presença na água potável, mas nenhuma agência federal ainda introduziu uma medida para fazer o mesmo.

Mas esses esforços em nível estadual têm se mostrado promissores e é possível que, junto com o aumento das revelações sobre a prevalência de PFAS, as agências federais em breve tomem medidas adicionais.

“Tratamento adicional, testes generalizados e um aparelho de permissão mais robusto levaram a grandes reduções nos níveis de PFAS em Michigan, demonstrando a necessidade de tal abordagem em todo o país”, de acordo com The Hill.

“No nível federal … as medidas tomadas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA – sigla em inglês) são encorajadoras.”
Mas muitos grupos ambientais criticam a falta de ação federal sobre os PFAS, reforçados por esta última revelação de que eles são ainda mais difundidos do que se conhecia anteriormente.

“A poluição por PFAS afeta todas as comunidades” , escreveu o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) do AWWA, após este último estudo.
“Mais trabalho é urgentemente necessário para identificar áreas onde os residentes podem enfrentar maiores riscos à saúde por causa da água contaminada.”

O The Hill teve acesso à uma apresentação de EPA sobre PFAS e adiantou que a EPA lançará, em breve, estratégias abrangentes para lidar com a poluição nos EUA, como estabelecimento de programas voluntários para controlar o uso dos PFAS e a identificação de ações e parcerias federais.


LEIA TAMBÉM: POR QUE SE SABE TÃO POUCO SOBRE A PRESENÇA DE PFAS NA ÁGUA POTÁVEL DO REINO UNIDO?


Onde são encontrados os produtos químicos permanentes?

Você já parou para se perguntar por que o alimento não gruda no fundo da panela, ou por que a gordura não passa pelo pacote de pipoca de micro-ondas ou por que a água não penetra naquela sua jaqueta?

Isso se deve ao grupo de substâncias química conhecidas como “PFAS” (compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil), uma classe de produtos químicos sintéticos, que é responsável pelas funções observadas acima (teflon).

Também chamados de produtos químicos permanentes, devido à sua extraordinária persistência, as substancias PFAS são encontradas em mais de 4,7 mil compostos, inclusive na água potável, na poeira e até na nossa corrente sanguínea.

Um artigo recente da BBC Brasil alerta que esses produtos são constantemente associados a problemas de saúde, como câncer, defeitos congênitos e doenças no fígado.

E que, alguns países da União Européia (EU) já estão restringindo certos tipos e uso de PFAS, mas há um apelo de ativistas ambientais e alguns governos europeus para que os PFAS sejam regulamentados como um único grupo de substancias.

Nos EUA, o Estado de Maine se tornou o primeiro no mundo a proibir a venda de produtos que contenham PFAS a partir de 2030, abrindo uma exceção apenas para casos de uso inevitável, como certo remédios.

Entre em contato com a SUEZ – Water Technologies & Solutions para saber mais sobre tecnologias de remoção e correção para lidar com a contaminação por PFAS em cada uma das aplicações industriais, militares e municiais e todo o mundo.

 

Referência: Water Online
Fonte: Water Online
Autor: Peter Chawaga
Adaptado para portal Tratamento de Água
Traduzido e escrito por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PESQUISA MOSTRA QUE A MAIORIA DOS AMERICANOS NÃO TEM CONHECIMENTO DE SEU CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CINQUENTA TONS DE VERDE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: