NOTÍCIAS

Sistema para controle de odor com geomembranas soluciona desafios na ETE da Coca Cola em Marília/SP

coca

O controle de odores foi o principal motivo que levou a administração da fábrica a agir. A instalação da cobertura com geomembrana também reduziu os custos operacionais, incluindo energia, uso de produtos químicos e gases de efeito estufa nos últimos três anos

 

fabrica-garrafas

Imagem Ilustrativa

 

O maior franqueado da Coca-Cola, a Coca-Cola FEMSA, resolveu múltiplos desafios – controle de odores, melhoria da segurança e redução de custos – em uma de suas 10 grandes fábricas de engarrafamento no Brasil instalando um sistema reforçado de controle de odores de geomembrana com filtros de carvão ativado integrados. O controle de odores foi o principal motivo que levou a administração da fábrica a agir. A instalação das coberturas de geomembrana também reduziu os custos operacionais, incluindo energia, uso de produtos químicos e gases de efeito estufa nos últimos três anos. A fábrica está localizada na cidade de Marília-SP (240.590 habitantes).

 

mapa

 

Em 2017, as reclamações sobre odores provenientes da estação de tratamento de esgoto (ETE) da usina foram sendo recebidas com maior frequência, principalmente de um hotel vizinho. Enquanto isso, os operadores da planta também estavam procurando melhorar a segurança dos tanques de efluentes e investigando práticas de redução de custos que poderiam ser implementadas. A sede da Coca-Cola FEMSA na Cidade do México, que já possuía várias instalações bem-sucedidas de tampas de odores em outras estações de efluentes de várias instalações da América Latina (engarrafamento, laticínios e sucos), recomendou aos gerentes da fábrica de Marília que instalassem o sistema utilizado nas demais dependências de suas instalações para solucionar todos os desafios de fábrica.

A estação de tratamento de efluente de Marília tinha dois reatores retangulares com tampas rígidas existentes. Eles ainda estavam emitindo odores, mesmo usando produtos químicos redutores de odores caros. A Coca-Cola FEMSA – Marília, decidiu avançar e instalar nos dois reatores o sistema de controle de odores de membrana reforçada com filtros de carvão ativado integrados. Ao mesmo tempo em que essas melhorias foram implementadas, os planos para construir um novo tanque de homogeneização de aço revestido de vidro estavam em andamento com planos para cobri-lo com uma solução de controle de odores.

As tampas de geomembrana, que ficam suspensas acima do líquido, são feitas para se encaixar perfeitamente em cada tanque, proporcionando uma vedação hermética nas bordas. Isso garante que todos os gases sejam forçados em direção aos filtros. Uma vantagem considerada pelos gerentes de fábrica ao escolherem as coberturas de geomembrana para os tanques novos e existentes, foi a “respirabilidade” dos filtros de carbono. A porosidade dos filtros evita que a pressão se acumule abaixo das tampas e a criação subsequente de gás perigoso em espaços confinados, um recurso chave de segurança.

O projeto do filtro é projetado para permitir que gases – como sulfeto de hidrogênio (H2S) e amônia (NH3) – e água fluam livremente através dos filtros enquanto capturam os contaminantes causadores de odores. Filtros específicos de gás para H2S e NH3 podem ser combinados no sistema para um controle ideal, mesmo sob grades e tampas de bueiros.

Para facilitar a operação e manutenção das bacias, portas de acesso foram incluídas no projeto das geomembranas para cada membrana, de acordo com as especificações do cliente.

Empreiteiros terceirizados instalaram o sistema de controle de odor de geomembrana em ambos os reatores e no tanque de homogeneização. Primeiro, eles removeram as velhas tampas rígidas dos reatores enquanto o novo tanque de homogeneização estava sendo construído. A simples instalação das tampas foi concluída em poucos dias para os dois reatores. Os trabalhos de instalação do tanque de homogeneização com o sistema de controle de odores de geomembrana foram concluídos um mês após os reatores juntamente com a montagem das seções pré-fabricadas da parede do tanque.

Depois de instaladas as tampas, não foram mais detectados odores nos reatores. Consequentemente, as reclamações de odores do hotel e da comunidade nas proximidades cessaram completamente após a instalação. Como as tampas de geomembrana do tanque de homogeneização foram pré-instaladas antes do comissionamento, nunca houve qualquer odor perceptível emanando de seu início.


LEIA TAMBÉM: AS MELHORES SOLUÇÕES PARA TRATAR EFLUENTES NO SETOR DO PAPEL E CELULOSE


Benefícios do Sistema de Cobertura

A estrutura simplificada do sistema de cobertura de geomembrana, que integra os filtros de carvão ativado dentro da membrana reforçada em bolsas para fácil manutenção e troca de filtro, oferece um benefício potencial de economia de espaço. Dependendo do projeto da instalação, o sistema de cobertura de geomembrana pode liberar o espaço físico ocupado por tubos, bombas e unidade de dosagem química, pois não são mais necessários.

Além de ter resolvido seus problemas de odores, a Coca-Cola FEMSA obteve um rápido retorno de seu investimento. Ao eliminar o uso de produtos químicos de controle de odor, a instalação conseguiu cobrir o custo das três coberturas de controle de odor de geomembrana e a instalação pelo equivalente ao que teria gasto no uso de produtos químicos em um período de seis a oito meses.

Os únicos gastos operacionais (OPEX) exigidos com o sistema de controle de odor de geomembrana consistiam na troca regular dos filtros de carvão ativado. Na unidade de Marília, a primeira troca do filtro foi feita na marca dos 10 meses, onde antes a troca do filtro era a cada duas semanas e meia. O sistema de controle de odores também viu benefícios de redução de custos resultantes da redução do consumo de energia e mão de obra e manutenção.

O tempo de troca do filtro é uma preocupação comum entre operadores de efluentes. Em média, a vida útil dos filtros varia de nove a 15 meses, com base na experiência prática em uma variedade de estações de tratamento de esgoto industriais e municipais. Várias abordagens são usadas para estabelecer a vida útil dos filtros. É diferente em cada caso, dependendo do tipo de gases emitidos, intensidade, vazão, etc.

Algumas instalações de águas residuais fazem verificações esporádicas com equipamento de detecção manual de gás. Outros até investem em análises olfatométricas. Se não houver requisitos regulamentares ou outros requisitos obrigatórios para o uso de instrumentos de monitoramento científico de odores, o método mais fácil e comum é usar os sentidos olfativos.

Os filtros de carbono integrados nas três coberturas de geomembrana da Coca-Cola FEMSA também funcionam como drenos de água. Para Marília, cidade de clima quente e período de chuvas torrenciais, esse benefício adicional é inestimável. A chuva cai durante todo o ano em Marília, mas há uma variação sazonal extrema na precipitação mensal. A maior parte da chuva cai durante os 31 dias centralizados em torno de 10 de janeiro, com um acúmulo médio total de 7,8 polegadas.

Desde o início de 2018, as três coberturas de geomembrana instaladas na estação de esgoto da Coca-Cola FEMSA em Marília têm mantido os odores sob controle. Felizmente, a instalação de refrigerantes desde então permaneceu sem reclamações.

Com um retorno de menos de um ano, o sistema de controle de odores ecologicamente correto e livre de produtos químicos também alcançou uma redução no custo operacional e ajudou a empresa a cumprir seus objetivos de sustentabilidade de redução de gases de efeito estufa e proteção do meio ambiente global.

Fonte: PUMPS & SYSTEMS.

Traduzido e adaptado por Renata Mafra
[email protected]


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ANA DECLARA SITUAÇÃO CRÍTICA DE ESCASSEZ QUANTITATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARANÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  PROJETO ATERRO ZERO DA RENAULT RECEBE O PRÊMIO ECO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: