A Cobrape venceu a licitação, junto a Agência Peixe Vivo, para produzir diagnóstico das condições hidrológicas e ambientais
A Cobrape ( www.cobrape.com.br ) venceu a licitação, junto a Agência Peixe Vivo ( www.agenciapeixevivo.org.br ), para produzir diagnóstico das condições hidrológicas e ambientais e elaborar os projetos básico e executivo para recuperação ambiental da microbacia do córrego Pedras Grandes – Unidade Territorial Estratégica ( UTE ) Guaicuí, na Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas, em Minas Gerais. O objetivo é promover impactos positivos na quantidade e qualidade das águas da região e a recuperação e conservação do sistema ambiental. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas ( CBH Rio das Velhas ) é responsável pelo projeto.
A região enfrenta problemas como desmatamentos aliados ao superpastoreio e à mecanização inadequada nas plantações, compactação de terras agrícolas, diminuindo a capacidade de infiltração de água no solo, além de técnicas inadequadas para abertura e manutenção de estradas vicinais. Os trabalhos tiveram início em março deste ano e previsão de durar 10 meses.
Localizada no Baixo Rio das Velhas, a UTE Guaicuí tem área de 4.136,93 km² e população de 31.581 habitantes. É composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. Possui cinco Unidades de Conservação em seu território, ocupando 19,48 % da área total e 35 % da área da UTE é considerada prioritária para conservação. É a unidade territorial mais extensa da Bacia do Rio das Velhas, com 153,66 km. A microbacia do córrego Pedras Grandes.
A Cobrape também é responsável pelo diagnóstico da Unidade Territorial Estratégica ( UTE ) Rio Cipó, na Bacia Hidrográfica do Rio da Velhas, no estado mineiro.
Fonte: COBRAPE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BP ENFRENTA REVOLTA DE ACIONISTAS POR SUAVIZAR METAS CLIMÁTICAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AÇÃO DE BIOINSETICIDAS TAMBÉM PODE LEVAR AO DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIA POR PARTE DAS PRAGAS, PROBLEMA QUE JÁ AFETA AGROTÓXICOS TRADICIONAI