NOTÍCIAS

Tecnologia inovadora aproveita o poder das bolhas para reduzir a crescente poluição da água

À medida que os danos causados ​​aos recursos naturais, principalmente os corpos d’água de origem, continuam a crescer, serão necessárias soluções mais inovadoras para proteger a vida selvagem e, em última análise, nossa água potável. Agora, uma nova solução que alavanca um processo aparentemente simples, surgiu para fazer exatamente isso.

Conhecida como “ A Grande Barreira de Bolhas ”, esta solução foi desenvolvida por uma startup holandesa para capturar plástico em toda a largura e profundidade dos rios, para impedir que os detritos cheguem ao oceano, onde é muito mais difícil de retirar

bolhas de água

Imagem ilustrativa do Canva

A solução aproveita um tubo perfurado, colocado na parte inferior do corpo d’água de origem, que bombeia ar para gerar uma cortina de bolhas que guia os plásticos para a superfície onde há um sistema de captação.

“Com a contaminação plástica continuando a inundar os mares, essa cortina gigante de bolhas está impedindo que parte da poluição passe”, explicou Mashable . “A Grande Barreira de Bolhas é essencialmente um sistema de filtragem, bombeando ar através de um tubo no fundo de um curso d’água.”

Essa cortina de bolhas pode parecer mais uma ficção científica do que realidade, mas soluções criativas como essa são claramente necessárias para combater, o que está se tornando, um problema de qualidade de água fora de controle.

“Os cientistas previram que nos próximos 20 anos a quantidade de resíduos plásticos nos oceanos provavelmente triplicará em volume, de cerca de 8 milhões de toneladas por ano hoje para 29 milhões de toneladas em 2040”, informou o The Guardian . “Não existe uma solução única para a crise do plástico, mas cientistas, inventores e voluntários em todo o mundo estão procurando inúmeras maneiras de superá-la.”


LEIA TAMBÉM: A INFRAESTRUTURA VERDE PODE MANTER OS MICROPLÁSTICOS FORA DO MEIO AMBIENTE?


 

E, é claro, qualquer problema de poluição da fonte de água acaba se tornando um problema para as operações de tratamento de água potável, que são encarregadas de limpar essa água até o ponto em que seja segura para os consumidores. Com a questão da poluição plástica crescendo em cursos de água em todo o mundo, parece que a Grande Barreira de Bolhas está ganhando força.

“A tecnologia, criada por uma empresa holandesa e que já está sendo usada em Amsterdã, será testada na região do Porto, em Portugal, como parte do projeto Maelstrom (remoção e gerenciamento sustentável de lixo marinho) apoiado pela UE”, segundo um relatório posterior do Guardian . “É a mais recente de uma série de novas tecnologias projetadas para encontrar maneiras sustentáveis ​​de remover e tratar os detritos dos rios, antes que eles cheguem ao mar.”

Uma cortina gigante de bolha artificial pode não ter sido a primeira ideia que veio à mente de muitas pessoas para combater o lixo plástico, mas claramente, são necessárias soluções inovadoras como essa, se queremos eliminar o problema de contaminação das fontes de água.

Fonte: Water Online
Adaptado para portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COM ÁGUA DE REÚSO, OPERSAN QUER CRESCER 10% E FATURAR R$ 120 MI EM 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE USINAS DE DESSALINIZAÇÃO PROPÕE UM CAMINHO PARA SEGURANÇA HÍDRICA NO CHILE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: