NOTÍCIAS

Regulação no saneamento: Congresso da ABES 2023 debaterá tema com importantes nomes do setor

Abes

Agenda regulatória, serviços de resíduos sólidos e papel das agências são relevantes assuntos no Brasil na atualidade e serão destaque no mais importante evento de saneamento ambiental do país. O evento acontecerá de 21 a 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte/MG

FITABES

 

A Regulação, sua importância e seus impactos estão na programação de debates do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES. A agenda regulatória, o planejamento e regulação dos serviços de resíduos sólidos e o papel das agências serão aprofundados no mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, realizado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) entre os dias 21 e 24 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte/MG.

Planejamento e Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos

O primeiro encontro que abordará a temática será no dia 22 (segunda-feira), às 14h15, no “Diálogo Setorial 2: Planejamento e Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos”. Na ocasião, serão discutidos os principais desafios e necessidades para o planejamento e regulação dos serviços de resíduos sólidos urbanos.

Estão confirmados para este painel: Demétrius Jung Gonzales, diretor geral da Agesan-RS; Regislany Maria Ribeiro, especialista em Regulação da Arsesp; Yan Cattani, sócio sênior da Pezco; e Karina Nóbrega da Silva, supervisora de Filial Governo da Caixa Econômica Federal.

O novo Marco Regulatório trouxe significativas mudanças e responsabilidades aos agentes públicos relacionados aos serviços de RSU, propiciando um ambiente de ampliação do número de concessões e PPPs. Neste contexto, uma das principais premissas é a necessidade de comprovação, pelos municípios, da sustentabilidade para prestação dos serviços, incluindo a destinação adequada dos rejeitos.

 O papel das Agências na Regulação Contratual

 

No dia 23 (terça-feira), às 10h15, acontecerá o segundo painel sobre Regulação: “O papel das Agências na Regulação Contratual (Câmara Temática de Regulação e Tarifa)”. O objetivo é apresentar e discutir as atividades regulatórias das Agências no contexto da regulação contratual.

Com moderação de Luiz Antonio de Oliveira Júnior, superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil da ARSESP/Câmara Temática de Regulação e Tarifa ABES, o painel contará com participação de Felipe Tavares, superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Rui Cunha Marques, professor Catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST); Carlos Roberto Oliveira, diretor Administrativo da ARES-PCJ; Marcel Costa Sanches, superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp.

Em um cenário de ampliação do número de concessões, criado com o novo Marco Regulatório, há a vedação de novos contratos de programa. Com isso, existe expectativa de mudança do contexto regulatório em direção ao modelo de regulação contratual, considerando que as regras da concessão estarão pré-definidas nos contratos, inclusive os aspectos tarifários.

 Agenda Regulatória

Também na terça, às 14h15, o Diálogo Setorial 7 reunirá especialistas para abordara “Agenda Regulatória” sobre a importância das Normas de Referência para a estruturação do setor de saneamento de modo organizado, com base em regulação da prestação de serviços eficaz e confiável, dando segurança jurídica à realização dos contratos.

Estarão presentes no debate: Mariana Schneider, coordenadora de Modernização e Governança Regulatória da ANA; Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico da Arsesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo; Percy Soares, diretor Executivo da ABCON; e Aline de Oliveira Soares, coordenadora da Câmara Técnica de Regulação da Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.

Para Marisa Guimarães, coordenadora da Comissão Temática do Congresso, da Câmara Temática de Regulação da ABES e diretora da ABES-SP, a nova lei de saneamento, em vigor desde 2020, estabeleceu metas para a universalização da prestação dos serviços de água e esgotos para 2033. Portanto, debater regulação com os diversos atores – municípios, estado, reguladores e prestadores de serviço – é fundamental na construção da regulação e no amadurecimento da compreensão da regulação do setor.

“A lei estimula fortemente a participação do setor privado a participar do processo, além das empresas estaduais e dos municípios. Os prestadores de serviço são escolhidos por licitações e todas suas obrigações devem estar contidas em contratos. A regulação e fiscalização dos serviços são extremamente importantes no processo de universalização, garantindo a qualidade da prestação dos serviços. Trata-se de monopólio natural, o que torna mais importante ainda a função da regulação. Além da regulação de água e esgotos, o Congresso trará uma discussão sobre regulação de resíduos sólidos, e as últimas evoluções sobre regulação de drenagem urbana e saneamento rural, que se iniciaram recentemente no meio técnico. Nossa expectativa é que, através do debate e troca de experiências, possamos contribuir para o desenvolvimento da regulação no país”, avalia Marisa.

Ao todo, o Congresso da ABES 2023 vai reunir mais de 50 painéis, com especialistas abordando as principais soluções e os desafios do setor de Saneamento, sob diversas perspectivas. Programação completa aqui

Sobre o Congresso

O maior e mais importante encontro do saneamento ambiental e meio ambiente no Brasil será presencial no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. Nesta edição, o tema central será “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. As inscrições estão abertas. Confira os pacotes de grupos com desconto: https://congressoabes.com.br/inscricoes/.

Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da ABES terá mais de 50 painéis de discussão. Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos. Confira a programação na íntegra: https://congressoabes.com.br/programacao/.

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.

Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.

FITABES

Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.congressoabes.com.br

Serviço:

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES e Fitabes – Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 21 a 14 de maio de 2023

Onde: Expominas, Belo Horizonte/MG

Mais informações e inscrições: http://www.congressoabes.com.br

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Assessoria de Comunicação  

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (Claro e WhatsApp) –  11 9 5820 0080 (TIM) – [email protected] e [email protected]

Suely Melo – 11 9 8839 0380 (WhatsApp) – 11 9 5981 9321 [email protected] e [email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de setembro,  16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Continuar lendo »