MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Uma recente onda de calor recorde na Espanha, Portugal, Marrocos e Argélia foi tornada pelo menos 100 vezes mais provável devido à mudança climática causada pelo homem
Uma recente onda de calor recorde na Espanha, Portugal, Marrocos e Argélia foi tornada pelo menos 100 vezes mais provável devido à mudança climática causada pelo homem, segundo uma análise de atribuição realizada por uma equipe internacional de cientistas da rede World Weather Attribution. A onda de calor, que ocorreu no final de abril, trouxe temperaturas extremamente altas nunca antes registradas na região nessa época do ano.
A análise levou em conta a média da temperatura máxima de três dias consecutivos em abril no sul da Espanha e de Portugal, na maior parte do Marrocos e na parte noroeste da Argélia. As mudanças climáticas tornaram as ondas de calor mais comuns, mais longas e mais quentes em todo o mundo, tendo graves impactos sobre a agricultura e outros setores.
LEIA TAMBÉM: PARECER INTERNACIONAL PODE RESPONSABILIZAR PAÍSES POR MUDANÇAS CLIMÁTICAS
“A intensa onda de calor se somou a uma seca plurianual preexistente, exacerbando a falta de água nas regiões do Mediterrâneo Ocidental e ameaçando o rendimento da safra de 2023”, explicou Fatima Driouech, professora associada da Universidade Politécnica Mohammed VI, do Marrocos. “Com o aquecimento do planeta, essas situações se tornarão mais frequentes e exigirão planejamento de longo prazo, incluindo a implementação de modelos agrícolas sustentáveis e políticas eficazes de gerenciamento de água”, disse Driouech, que é uma das autoras do estudo.
De acordo com Roop Singh, autor do estudo e consultor sênior de riscos climáticos do Centro Climático da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, as ondas de calor do início da estação tendem a ser mais mortais.
“As pessoas ainda não prepararam suas casas ou não se acostumaram às temperaturas do verão. Na Espanha, por exemplo, vimos medidas de adaptação às ondas de calor serem implementadas mais cedo do que o normal, o que é exatamente o tipo de ação adaptativa ao calor que precisamos ver mais para reduzir as mortes evitáveis causadas pelo calor.”
Fonte: Agro Link
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INVESTIMENTOS EM H2V DEVEM MOVIMENTAR US$ 12 TRILHÕES EM 25 ANOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: EGITO PRÉ-QUALIFICA 17 CONSÓRCIOS PARA SEU PROGRAMA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA