NOTÍCIAS

Egito pré-qualifica 17 consórcios para seu programa de dessalinização de água

Egito Dessalinização de água do mar

O processo de licitação estipula uma série de usinas de dessalinização de água do mar alimentadas por fontes de energia renováveis em diferentes locais do Egito

O programa visa lançar múltiplos projetos com capacidade total de 8,85 milhões de m3/dia até 2050, com a primeira fase prevista para gerar 3,35 milhões de m3/dia até 2025.

O Fundo Soberano do Egito, com assistência técnica da Unidade Central de PPP do Ministério das Finanças, pré-qualificou 17 consórcios a serem convidados para o processo de licitação do desenvolvimento de uma série de usinas de dessalinização de água do mar alimentadas por fontes de energia renováveis em diferentes locais do Egito sob o Primeira fase do programa de dessalinização de água do Egito.

Os consórcios pré-qualificados são classificados em quatro categorias com base na experiência anterior em vários projetos de dessalinização regional e globalmente.

Onze consórcios foram pré-qualificados para dessalinização de até um milhão de m3/dia, enquanto quatro consórcios foram pré-qualificados para dessalinização de até 600.000 m3/dia.

O programa de dessalinização de água do Egito envolve o lançamento de vários projetos cobrindo uma capacidade total planejada de 8,85 milhões m3/dia até 2050, dos quais 3,35 milhões m3/dia estão planejados até 2025 como a “Primeira Fase”. O programa visa atrair investidores estratégicos estrangeiros e locais com os principais objetivos de desenvolver, construir e operar as usinas, alimentando-as usando fontes de energia renováveis e com o objetivo de transferir tecnologia e fabricar localmente os principais componentes de dessalinização.

Os consórcios pré-qualificados são classificados em quatro categorias com base na experiência anterior em vários projetos de dessalinização regional e globalmente

A Primeira Fase envolve várias partes interessadas, incluindo entidades sob os auspícios do Ministério da Habitação, Serviços Públicos e Comunidades Urbanas, como a Autoridade de Comunidades Novas e Urbanas e/ou a Holding de Água e Esgoto, além da Autoridade do Canal de Suez que atuará como off taker para projetos dentro de seu mandato geográfico.


LEIA TAMBÉM: RUMO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL: A INTEGRAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL, DESSALINIZAÇÃO E REÚSO DE ÁGUA


A TSFE faz parte de um comitê especial formado por um decreto emitido pelo primeiro-ministro do Egito, composto pelas várias partes interessadas no programa de dessalinização de água do Egito.

O comitê supervisiona todo o processo de pré-qualificação e licitação para garantir o andamento do processo em ritmo acelerado por meio de licitações públicas à luz das expectativas do setor privado e das instituições financeiras.

A TSFE foi mandatada pelo comitê para gerenciar o processo de oferta para a Primeira Fase, incluindo a realização dos procedimentos para pré-qualificar empresas interessadas em apresentar propostas para o desenvolvimento de usinas de dessalinização de água do mar na Primeira Fase. Isso faz parte dos esforços da TSFE para estruturar transações de investimento para o setor privado, onde a TSFE investiria nos projetos junto com o setor privado, enquanto trabalhava ativamente na realização das ambições do Egito no setor.

Para o efeito, a TSFE contratou os serviços do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) e da International Finance Corporation (IFC) para apoio na estruturação e implementação do primeiro lote de projetos de dessalinização de água em parceria com o setor privado, o que implica contratação de consultores técnicos e jurídicos, bem como a realização de estudos de impacto ambiental e social necessários para trazer ao mercado um sólido produto de investimento.

Fonte: smartwatermagazine

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos


ÚLTIMA NOTÍCIAS: COMO ESCOLHER UMA MEMBRANA DE OSMOSE REVERSA?

ÚLTIMA NOTÍCIAS: SOPRADORES ESPECIAIS PARA ALTA DEMANDA DE O²

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: