NOTÍCIAS

Congresso da ABES traz o maior projeto de Dessalinização e as Novidades da ABNT NBR 15784

Apresentação do Maior Projeto de Dessalinização e Adução de Água em Aqaba-Amã (AAWDC) e o que a ABNT NBR 15784 trouxe de novidade para a proteção da saúde da população abastecida foram destaques no segundo dia do Congresso da ABES

Na foto, da esquerda para a direita: Flávio Lemos – Portal Tratamento de agua, André Horta ABES-MG , Issa Al-wer – Gerente do Projeto AAWDC, Eduardo Pedroza – Gerente de novos negócios da GS Inima Industrial, Eduardo Pacheco – Portal Saneamento Básico e Márcio da Silva José – Presidente do Aquapolo

 

O Portal Tratamento de Água esteve presente no segundo dia do 32º. Congresso da ABES, e  da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, uma das maiores feiras de tecnologia de saneamento ambiental de toda a América Latina, reunindo as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado.

Muitas palestras e trabalhos técnicos interessantes foram apresentados, com destaque para a apresentação do maior projeto de abastecimento de água do mundo – Dessalinização e Adução de Água Aqaba-Amã (AAWDC), apresentada pelo Palestrante MSc. Issa Al-wer, Gerente do Projeto AAWDC do Ministério das Águas e Irrigação da Jordânia.

Trata-se de um empreendimento de grande magnitude, que despertou o interesse de muitos Congressistas.

A Jordânia é considerada o segundo país com maior escassez de água no mundo, onde a população recebe menos de 65 litros por dia. Neste contexto, o projeto AAWDC é colocado como uma importante solução sustentável para a crise hídrica para a nação árabe, que está situada na margem leste do rio Jordão.

Na região, os recursos hídricos estão se tornando cada vez mais escassos, sobretudo devido ao crescimento populacional. Com isso, cerca de dois bilhões de dólares foram prometidos em março de 2022 em doações e empréstimos concessionais dos parceiros de desenvolvimento da Jordânia para ajudar o Reino a realizar esse projeto estratégico.

Quando o projeto estiver concluído, esta será a terceira maior usina de osmose reversa do mundo. O AAWDC levou em consideração os mais rigorosos padrões ambientais e limitou as emissões de CO2 a um padrão aceito internacionalmente.

Entre as vantagens do projeto estão otimizar o sistema de distribuição de água, garantir o desenvolvimento econômico em Aqaba e Amã, mitigar os efeitos das mudanças climáticas, entre outros.

Outra palestra muito interessante e esclarecedora foi apresentada pela Câmara Temática de Prestação de Qualidade de Produtos Químicos (CTQPQ, cujo tema foi “O que a ABNT NBR 15784 trouxe de novidade para a proteção da saúde da população abastecida”.

A universalização do saneamento somente será sinônimo de saúde, se consideradas as soluções adequadas às realidades locais do país e, principalmente, se a água distribuída à população abastecida estiver em atendimento ao padrão de qualidade legalmente estabelecido.

Neste cenário voltado a universalização do saneamento, esse painel apresentou as inovações trazidas pela revisão da ABNT NBR 15784, oriundas do aprendizado adquirido com a pandemia, das respostas às dúvidas apresentadas pelo setor e, principalmente, das novas exigências trazidas pela Portaria de Potabilidade vigente, as quais ampliam o rigor e a abrangência das comprovações e cuidados voltados ao processo de controle de qualidade de produtos químicos utilizados para tratamento de água de consumo humano, com o foco na proteção da saúde da população abastecida no país.

Os palestrantes foram:

  • Maria Cristina Coimbra Marodin, Coordenadora da Câmara Temática de Qualidade de Produtos Químicos da ABES
  • Vasti Ribeiro Facincani, Câmara Temática de Qualidade de Produtos Químicos da ABES
  • Everton Melo dos Santos, Diretor de estudo/Gerente Físico-Químico do Laboratório Brasil da NSF Internacional
  • Mercedino Carneiro Filho, Assessor técnico da Dryller Indústria e Comercio de Hidróxidos Ltda
  • Marco Aurélio Venditti, Gerente de assistência técnica da Bauminas Águas

Esta Câmara Temática, coordenada por Maria Cristina e pela Vasti, desde a sua criação, concentrou esforços ao longo de todos esses anos na criação de regras e procedimentos para  implementação do Controle de Qualidade de Produtos Químicos utilizados para tratamento de água no Brasil, com ênfase na saúde da população abastecida.

Em 2009 foi elaborada e publicada a ABNT NBR 15784, que possibilitou o estabelecimento de regras, até então inexistentes no país, para se fazer cumprir uma das exigências da Legislação de Potabilidade de água do Ministério da Saúde, no que diz respeito à qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento da água.

Para operacionalizar o cumprimento dessa exigência, a CTQPQ da ABES propôs, construiu e implementou no país o processo de controle desses produtos, o qual foi oficialmente legitimado pelo Ministério da Saúde/ Vigilâncias Sanitárias a partir de 2014.

Na foto, da esquerda para direita, Everton, Mercedino, Marco Aurélio, Maria Cristina e Vasti.

 

Texto adaptado por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo e Flávio H. Zavarise Lemos para o Portal Tratamento de Água


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ALGORITMO BRASILEIRO BUSCA PROJETAR FUTURO DA FLORESTA AMAZÔNICA E PREVER MUDANÇA DE CAPTAÇÃO DE CO2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 10 TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: