NOTÍCIAS

No 32º Congresso da ABES em BH, especialistas destacarão desafios e soluções para redução de perdas e aumento da eficiência energética

Congresso da ABES

Dois painéis que integram a programação das Câmaras Temáticas da associação no evento vão debater o tema e sua importância para atender ao novo marco legal do saneamento e alcançar a universalização

Destacados especialistas vão se reunir para debater os desafios e as práticas bem-sucedidas para promover a redução de perdas e o aumento da eficiência energética durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – o Congresso da ABES, que acontecerá entre 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

Dois painéis que integram a programação das Câmaras Temáticas da ABES no evento vão debater a importância do controle e gestão das perdas de água e da eficiência energética para atender ao novo marco legal do saneamento e alcançar a universalização.

O cenário de desenvolvimento tecnológico e profissional que o Brasil vem apresentando, impulsionado pela nova regulação, também faz com que esses assuntos estejam diretamente ligados ao tema central do evento: “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”.

Segundo Ricardo Röver, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e moderador do painel, a partir do momento que saiu o novo Marco Regulatório e, posteriormente, a Portaria 490, do Ministério do Desenvolvimento Regional, algumas preocupações ficaram mais evidentes para os profissionais do setor de saneamento.

A primeira delas, conforme o especialista, está ligada à universalização do saneamento, uma vez que muitos estados brasileiros ainda não têm nem distribuição correta de água, muito menos esgotamento sanitário. Alguns outros municípios têm o seu sistema universalizado para distribuição de água, mas existe uma carência muito grande para o esgotamento sanitário.

“Sendo assim, nesse país tão diverso e desigual, o novo marco regulatório veio para buscar a universalização do abastecimento e esgotamento sanitário para garantir a normalidade de vida para a população a partir de melhorias ambientais e sanitárias e, nesse contexto, a redução de perdas hídricas e a eficiência energética, duas áreas que andam juntas, são elementos fundamentais para ajudar no atingimento das metas até 2033”, explica Röver.

O coordenador chama a atenção para o fato de que o índice de perdas de água brasileiro está na faixa dos 40%.

“O que só aumenta a urgência de controlarmos e fazermos a gestão das perdas hídricas no país”, salienta.

Profissionais experientes

Para Röver, quando falamos em desafios para atender ao novo marco legal temos que considerar, entre eles, os desafios materiais, tecnológicos e de capacitação. Com base nisso, os painéis do 32º Congresso vão contar com profissionais que possuem conhecimento e experiências relevantes para debater esses assuntos.

Para o painel “Desafios e oportunidades que o novo Marco trouxe para a redução de perdas e eficiência energética” estão confirmados Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil; Rogerio de Paula Barbosa, gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento; Lígia Maria Nascimento de Araujo, coordenadora da Superintendência de Regulação de Saneamento Básico da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); e Karla Bertocco – Sócia e Head de Infraestrutura da Mauá Capital.

Já no painel “PPPs como alternativas às empresas públicas para atingimento das metas de perdas de água”, que será moderado por César Rehnolt Meyer, da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, estão confirmados Mário Augusto Bággio, sócio-diretor do Grupo HWater, e Mauricio Portugal Ribeiro, especialista em Aspectos Jurídicos da Regulação de Infraestrutura da Portugal Ribeiro Advogados.

“O momento atual está muito voltado à aplicação do novo marco regulatório do saneamento o que levou os integrantes da Câmara a entenderam que deveríamos trazer para esta edição do Congresso elementos relacionados aos desafios que implicam para a redução de perdas e proporcionando a discussão das possibilidades que temos para o atingimento das metas por meio das PPPs. São assuntos que certamente vão trazer aos participantes do congresso informações relevantes para a implantação de novas ferramentas e boas práticas nos sistemas de abastecimentos ou nas suas empresas de saneamento e consultoria, visando, sobretudo, à melhoria das condições de vida da população brasileira”, ressalta Ricardo Röver.

Sobre o Congresso

O maior e mais importante encontro do saneamento ambiental e meio ambiente no Brasil será presencial no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio. Nesta edição, o tema central será “Saneamento Ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. As inscrições estão abertas. Confira os pacotes de grupos com desconto: https://congressoabes.com.br/inscricoes/.

Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o Congresso da ABES terá mais de 50 painéis de discussão. Referência para a comunidade acadêmica, o Congresso terá apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos. Confira a programação na íntegra: https://congressoabes.com.br/programacao/.

Os painéis estarão divididos entre diálogos setoriais, sessões de câmaras temáticas e sessões com quatro eixos: esgoto, resíduos e economia circular, recursos hídricos e meio ambiente, e desenvolvimento operacional e inovação das empresas de saneamento.

Voltando ao seu formato totalmente presencial, o Congresso, uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.

O evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.

FITABES

Em conjunto com o Congresso será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.

Para mais informações sobre o evento, basta acessar o site www.congressoabes.com.br

Sobre a ABES

Com 56 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.  A força da ABES está em seus associados.

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.

ABES, há 56 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros.

Serviço:

32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) – Congresso da ABES e Fitabes – Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental

Quando: de 21 a 14 de maio de 2023

Onde: Expo Minas, Belo Horizonte/MG

Mais informações e inscrições: http://www.congressoabes.com.br

Realização: ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Assessoria de Comunicação

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) – 11 9 98656-4410 (TIM) – [email protected] e [email protected]

Suely Melo – 11 9 8839 0380 (WhatsApp) 11 9 5981-9321–[email protected] e [email protected]

Fonte: Congresso Abes 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IBAMA NEGA LICENÇA PARA PETROBRAS PERFURAR NA BACIA DA FOZ DO AMAZONAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESPANHA APROVA PLANO DE RESPOSTA À SECA DE € 2,2 BILHÕES EM MEIO À AGRAVAMENTO DA ESTIAGEM NA EUROPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: