NOTÍCIAS

Califórnia aprova usina de dessalinização de US$ 140 milhões em meio à seca histórica

Califórnia e a Dessalinização

Solução foi acionada depois que os EUA reduziram a quantidade de água que será distribuída nos arredores da bacia hidrográfica do rio Colorado em 2023, por causa de seca extrema

Dessalinização

Em meio à pior seca dos últimos 1,2 mil anos, o estado norte-americano da Califórnia aprovou por unanimidade a construção de uma usina de dessalinização que vai custar US$ 140 milhões para converter a água do oceano em água potável.

O projeto de dessalinização oceânica de Doheny foi proposto pelo South Coast Water District e deve produzir 5 milhões de galões de água potável por dia, o suficiente para abastecer cerca de 40 mil pessoas que agora deixarão de depender da água que chega por um sistema de bombeamento, percorrendo centenas de quilômetros até chegar nas residências de Orange County, ao sul de Los Angeles.

“Estamos observando o que está acontecendo no rio Colorado, e não é bom. A dessalinização pode ser parte dessa solução para a confiabilidade da água em uma ampla região”, disse Rick Shintaku, gerente geral do South Coast Water District, à Reuters.

Esta é o primeiro projeto de dessalinização aprovado desde que a Comissão Costeira firmou regulamentações mais rígidas, em 2019. Visando a proteção ambiental, especialistas dizem que usinas de pequeno porte como estas podem sim fazer parte da solução para o agravamento da seca que o estado enfrenta ano após ano.

“É mais ágil. O futuro será sobre soluções modulares”, disse Newsha Ajami, pesquisadora da Área de Ciências Ambientais e da Terra do Berkeley Lab.

 


LEIA TAMBÉM: MEGASECA EUA – CORTES DRÁSTICOS DE ÁGUA SÃO ESPERADOS À MEDIDA QUE ‘MEGASECA’ ATINGE OS EUA


 

A seca forte que se abateu sobre a Califórnia neste ano fez o segundo maior reservatório dos Estados Unidos chegar ao seu nível mais baixo desde que foi criado, em meados da década de 1960. Imagens divulgadas pela Nasa evidenciam o quanto o Lago Powell secou nos últimos cinco anos.

Após três anos de seca intensa e duas décadas de seca de longo prazo no sudoeste americano, os administradores federais foram forçados a reduzir a quantidade de água que será distribuída nos arredores da bacia hidrográfica do rio Colorado no ano hídrico de 2023.

De acordo com um anúncio de do Departamento do Interior dos EUA, o Arizona receberá 21% menos água do sistema do rio Colorado no próximo ano; Nevada receberá 8% menos; e o México receberá 7% menos.

Fonte: Um Só Planeta


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MINAS AVANÇA NO FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO, RESÍDUOS SÓLIDOS E ACESSO À ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONSULTA NACIONAL – NORMAS TÉCNICAS ABNT COMITÊ CB-10

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: