BIBLIOTECA

Yara inaugura fábrica de hidrogênio renovável

Yara inaugura fábrica de hidrogênio renovável

Primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, e o CEO da Yara, Svein Tore Holsether, na inauguração da planta de hidrogênio renovável da Yara no Parque Industrial Herøya, Porsgrunn, Noruega

A Yara International inaugurou no dia 10 de Junho oficialmente a fábrica de hidrogênio renovável em Herøya, Noruega. A empresa está agora produzindo hidrogênio e amônia renováveis.  Já entregou inclusive as primeiras toneladas de fertilizantes feitos a partir de amônia renovável produzida nesta fábrica.

“Este é um marco importante para a Yara e para a descarbonização da cadeia de valor alimentar, transporte de combustível e outras indústrias de uso intensivo de energia”, disse Svein Tore Holsether, presidente e CEO da Yara.

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, inaugurou a central de hidrogênio renovável de 24 MW no Parque Industrial de Herøya. Trata-se da maior do gênero atualmente em operação na Europa. Produz-se o hidrogênio por eletrólise de água e energia renovável, substituindo então o gás natural como matéria-prima. Por consequência, reduz-se anualmente 41 mil toneladas de emissões de CO2 no local.

Yara Climate Choice

Os fertilizantes com baixa pegada de carbono produzidos e entregues farão parte de um novo portfólio denominado Yara Climate Choice. Estas soluções beneficiarão as culturas e, ao mesmo tempo, contribuirão para a descarbonização da cadeia de valor alimentar e para a redução do impacto climático. Além dos fertilizantes produzidos com eletrólise de água e energia renovável, os fertilizantes à base de amônia de baixo carbono produzidos usando armazenamento por captura de carbono (CCS) constituirão uma parte do portfólio da Yara daqui para frente.

“A amônia renovável é uma parte importante do quebra-cabeça da descarbonização, mas desenvolvê-la em escala leva tempo. À medida que o mundo se aproxima rapidamente de 2030, também estamos trabalhando para produzir amônia de baixo carbono com CCS para permitir a economia do hidrogênio e desenvolver os mercados emergentes para amônia de baixa emissão”, disse Hans Olav Raen, CEO da Yara Clean Ammonia.

Em 2023, a Yara assinou um acordo vinculativo de transporte e armazenamento de CO2 com a Northern Lights. Tornou-se então o primeiro acordo CCS transfronteiriço do mundo em operação. A Yara pretende reduzir suas emissões anuais de CO2 em 800.000 toneladas provenientes da produção de amônia em Yara Sluiskil. O hidrogênio é usado para produzir amônia, que por sua vez é usada para produzir fertilizantes e também pode ser usada como combustível para transporte marítimo. A amônia também é um transportador eficiente de energia e hidrogênio.

Fonte: portos e navios


 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS