BIBLIOTECA

Como os valores de mV podem ser usados para solucionar problemas de pH?

A sonda de pH mede a diferença de potencial entre a amostra e a referência medida em unidades de milivolts (mV), que é então usada para calcular o pH da amostra através de uma curva de calibração

 

hexis

 

A medição absoluta de mV pode ser exibida, portanto, é uma opção melhor para solucionar problemas de uso do resultado de pH, porque o resultado do pH é influenciado pela temperatura e calibração.

Dada pela equação de Nernst, pode-se demonstrar que uma inclinação teórica (slope) perfeita é de -59,16 mV/pH, que pode ser usada para calcular um potencial em mV esperado para vários valores de pH conhecidos de tampões.

Para sistemas de referência Ag/AgCl (que quase todos os eletrodos de pH Hach  possuem), espera-se que um valor de pH 7 tenha uma leitura de 0 mV. Usando uma inclinação teórica (slope), a leitura esperada de mV pode ser calculada. O pH 4 possui 3 pontos de pH menor que pH 7, portanto, pode-se esperar que se leia 177 mV (59 x 3) e o tampão pH 10 deve ler -177 mV pelo mesmo argumento.

Para eletrodos analógicos que possuem sistemas de referência que não são sistemas Ag/AgCl é diferente, por exemplo, eletrodos Radiometer Red Rod. Essas sondas usam um sistema de referência KCl saturado em vez de um sistema de referência Ag/AgCl. Para esses eletrodos, espera-se que para pH 7, leia -26 mV. Portanto, para pH 4 teria um potencial de 151 mV e para pH 10 teria um potencial de -203 mV. No entanto, para os eletrodos digitais, serão exibidos uma leitura em mV que é corrigida para coincidir com o que eles leriam se fossem eletrodos Ag/AgCl.

Com o tempo, espera-se que o desvio do potencial de mV seja desviado à medida que a sonda envelhece, portanto, uma tolerância aceitável para qualquer buffer em um eletrodo é de ± 30 mV. É assim que as calibrações de reconhecimento automático são feitas. Por exemplo, se na calibração o resultado do potencial de mV estiver entre -30 mV e +30 mV, o medidor reconhecerá esse buffer como de pH 7.

Se for feita uma leitura nos tampões de pH 4, 7 e 10 e os resultados de mV forem registrados, essas informações poderão ser usadas para identificar muitos problemas comuns com o pH.

Veja os exemplos abaixo

Exemplo 1: Se em um eletrodo Ag / AgCl, os resultados parecerem lentos, mas a sonda calibra e os seguintes resultados de mV registrados forem;

pH 4: 202 mV
pH 7: 23 mV
pH 10: -153 mV

Observe que todos os três buffers têm um deslocamento de ~ 25 mV. Isso está dentro da tolerância aceitável de ± 30 mV, mas está no extremo superior dessa tolerância. Como os três têm o mesmo deslocamento, não há um problema de inclinação, portanto, embora os resultados possam ser lentos, eles provavelmente são precisos. Isso geralmente indica que a sonda está chegando ao final de sua vida útil, se não for recarregável com mais de 6 meses de uso, ou se a sonda é recarregável com mais de um ano de uso.

Se a sonda for recarregável, a substituição da solução de enchimento pode ajudar com a lentidão. Se tiver menos de 6 meses e não for recarregável, é provável que a sonda tenha sido armazenada incorretamente ou talvez precise ser substituída sob garantia. A medição lenta também pode ser causada pela contaminação microbiológica da referência, resultante da limpeza inadequada da sonda, da falta de troca regular da solução de armazenamento, do armazenamento incorreto ou da permanência na amostra por muito tempo.

 Exemplo 2: Se em um eletrodo Ag/AgCl a calibração falhar e os seguintes resultados em mV forem registrados;

pH 4: 222 mV
pH 7: 45 mV
pH 10: -133 mV

Esse é semelhante ao Exemplo 1, mas mais avançado. Nesse caso, o deslocamento é de 45 mV, acima da tolerância, portanto, a calibração falha. As causas são as mesmas que as descritas no Exemplo 1. Se a sonda no exemplo 1 continuar a ser usada da mesma maneira por mais alguns dias, provavelmente também ocorrerão falhas na calibração. Se a causa do deslocamento for identificada como manutenção inadequada (geralmente armazenamento inadequado), uma nova sonda precisará ser comprada, mesmo que a sonda esteja dentro do período de garantia. A garantia cobre apenas defeitos de fabricação, não falhas causadas por uso indevido.

Exemplo 3: Se em um eletrodo Ag/AgCl a calibração falhar e os seguintes resultados em mV forem registrados;

pH 4: 110 mV
pH 7: 5 mV
pH 10: -110 mV

Nesse caso, o buffer 7 está lendo bem, dentro das especificações, mas os outros dois têm desvio. Nota-se que as compensações estão em direções opostas, ambas com desvio para 7, o pH 4 tem um deslocamento de -77 mV e o pH 10 tem um deslocamento de +77 mV. As causas são as mesmas que as descritas no Exemplo 1, armazenamento inadequado. Neste exemplo, a sonda provavelmente foi armazenada em tampão pH 7.

Se for observado que um buffer lê bem, mas os outros buffers são deslocados para o buffer que lê bem, isso quer dizer que o eletrodo foi armazenado no buffer. Como nos outros exemplos, se a causa da compensação for identificada como manutenção inadequada (geralmente armazenamento inadequado), será necessário adquirir uma sonda de substituição, mesmo que a sonda esteja dentro do período de garantia. A garantia cobre apenas defeitos de fabricação, não falhas causadas por uso indevido.

Exemplo 4: Se em um eletrodo Ag/AgCl a calibração falhar e os seguintes resultados em mV forem registrados:

pH 4: 192 mV
pH 7: 17 mV
pH 10: -142 mV

Neste exemplo, os tampões de pH 4 e 7 estão lendo dentro da tolerância com um desvio de ~ 15 mV, mas o tampão de pH 10 tem um desvio de ~ 35 mV que está fora da tolerância. Provavelmente, isso é causado por um problema com o tampão pH 10. Sempre que dois buffers estão lendo dentro da tolerância, e o terceiro está fora da tolerância, pode ser um indicativo de um problema no buffer. Isso é mais comum para o tampão pH 10, pois tem o menor prazo de validade dos três. Se todos os buffers foram comprados juntos (o que é comum), isso pode ser a causa do problema. Tampas soltas, reutilização do tampão antigo (derramado da garrafa em um dia diferente), tampões contaminados podem causar esse sintoma.

Neste exemplo, ele não reconheceria o tampão pH 10. Mas esse problema também pode fazer com que a inclinação fique fora da faixa se o buffer com o desvio mais alto ainda estiver dentro da tolerância, mas ainda muito maior em relação aos outros buffers. Isso geralmente pode ser resolvido simplesmente substituindo os buffers.

Exemplo 5: Se em um eletrodo Ag/AgCl a calibração falhar e os seguintes resultados em mV forem registrados;

pH 4: 202 mV
pH 7: 10 mV
pH 10: -190 mV

Neste exemplo, todos os três buffers têm um deslocamento dentro da tolerância, mas todos os três têm deslocamentos diferentes. Isso levará a falhas nas calibrações, pois a inclinação está fora da faixa. Quando os diferentes buffers têm compensações diferentes, é isso que causa inclinações ruins. Quanto pior a inclinação (quanto mais longe da inclinação teórica), pior a precisão. Isso pode ser causado por uma sonda suja, na qual a recomendação seria executar uma limpeza. Isso também pode ser causado pelo armazenamento inadequado da sonda, como, por exemplo, o armazenamento no tampão de pH. Ele lerá o buffer no qual foi armazenado bem, mas os outros buffers terão leituras tendenciosas na direção do buffer em que foi armazenado.

Exemplo 6: Se em um eletrodo Ag/AgCl a calibração falhar e os seguintes resultados em mV forem registrados:

pH 4: 5 mV
pH 7: 0 mV
pH 10: 3 mV

Se toda a fita da embalagem foi removida (se for um eletrodo recarregável), ou orifício de enchimento está aberto, então essa sonda está fisicamente quebrada e uma sonda de substituição precisará ser comprada (a menos que tenha sido recebida nessa condição fora da caixa).

Os medidores multiparâmetros eletroquímicos Hach, são completos para análise de água, medindo os principais parâmetros como pH, Condutividade, Oxigênio Dissolvido, Amônia, Fluoreto, entre outros. Oferece flexibilidade e facilidade de utilização com sondas intercambiáveis Intellical™, reconhecendo os parâmetros automaticamente (plug & play).

 

hexis

Tela da Guia de Resolução de Problemas do Medidor Multiparâmetro HQ Portátil Hach

 

Com a nova série de medidores HQ Hach, as mensagens de erro podem ser visualizadas diretamente na tela com recomendações de como resolver o problema. O usuário poderá utilizar as recomendações para tentar corrigir o erro de forma intuitiva através de um passo a passo, ao invés de ter que buscar em manuais complexos ou ligando para o suporte técnico.

Sobre a Hexis Científica

A Hexis faz parte da Plataforma de Qualidade da Água da Danaher. Temos como missão proteger o meio ambiente e pessoas, fornecendo soluções inovadoras que garantam aos nossos clientes análises precisas e confiáveis para superarem desafios que impactam nossa qualidade de vida.

Estamos presentes em todo o ciclo da água – Acesse o site – www.hexis.com.br para saber mais sobre as principais soluções em instrumentos e consumíveis para laboratório, processo e meio ambiente.

ÚLTIMOS ARTIGOS: