BIBLIOTECA

Saiba como diferenciar e selecionar a tecnologia para um tratamento de gás (Ex: Cl2, NH3, hcl, SO2, dentre outros)

A De Nora é o único fornecedor qualificado capaz de fornecer 3 diferentes tecnologias de scrubbers para uma mesma aplicação, possibilitando que as indústrias e companhias de saneamento possam escolher a que mais se adequa a expectativa técnica e econômica

 

DeNora

 

Um lavador de gás, conhecido como scrubber, é um equipamento de segurança de um local (sala, armazém, container, reatores, tanques de estocagem, etc.), onde possa acontecer o escape, exaustão ou respiro de gases, que, consequentemente, contaminarão o ar. Os scrubbers limpam ou lavam o ar contaminado, removendo quimicamente o contaminante de interesse.

A De Nora possui 2 tecnologias. Os scrubbers que operam por via úmida e os que operam a seco.

Os lavadores de gases (scrubbers) a seco utilizam uma mídia (recheio) que adsorve na sua superfície o contaminante de interesse formando, assim, um sal como produto final. Quando esta mídia é totalmente impregnada perdendo sua eficiência na adsorção dos contaminantes, ela não sofre regeneração e deve ser descartada adequadamente.

Os gases tipicamente adsorvidos pela mídia seca são F2, Cl2, Br2, HCl, HCl, HF, HBr, SO2, NH3, BCl3, ClF3, ClO2, WF6, H2Se, TCS (Cl3HSi).

A tecnologia EST™ da De Nora é engenheirada para conter ou mitigar a liberação de gases perigosos oriundo de cilindros pressurizados de 70 kg a até containers de 1 tonelada de cloro, dióxido de enxofre, amônia e outros gases tóxicos anidros. Eles são desenvolvidos nos modelos:

  • Tipo DES (Dry Emergency Scrubber) é usado como scrubber de todo um contêiner de 1 tonelada totalmente preenchido e a taxa de exaustão de até 112 m3/min;
  • Tipo DSH (Dry Scrub House) é utilizado para pequenos contêineres como cilindros de até 70 kg e taxa de exaustão de 11,2 m3/min;

“São várias as vantagens de utilizar mídia seca” afirma Daniela Telles, Engenheira de Vendas Sênior da De Nora Brasil. “Entre elas se destacam:

  • Não há manutenção, nem bombas dosadoras ou recirculações de químicos;
  • O resíduo gerado (mídia impregnada do contaminante) é classificado como não perigoso, portanto, pode ter como destino final o aterro;
  • Não há necessidade de construir sistema de contenção de vazamento e estocagem de produto químico;
  • Não há geração de efluente líquido e que deverá ser tratado em ETE (Estação de Tratamento de efluentes)”, complementa Daniela.

A De Nora também possui lavadores de gás que utilizam uma solução líquida, tecnologias ECS (Wet Packed – lavador com recheio) e MVP (Wet Packless – lavadores sem recheio), para lavar e  reter os gases como cloro, dióxido de enxofre e amônia. Os gases ficam em solução de hidróxido de sódio, para cloro, e dióxido de enxofre e água, no caso da amônia.

Os modelos tipo ECS (Wet Packed) trabalham com um sistema venturi e torre recheada com uma mídia inerte, e não necessitam de ventilador. O modelo ECS 250 neutraliza cilindros de 75 Kg com vazão de exaustão de até 9,8 Kg/min. Os modelos ECS 3000 e 5000 são dimensionados para neutralizar um container de 1 tonelada com uma taxa de exaustão de até 214 Kg/min.

Os modelos do tipo MVP (Wet Packless) possuem venturis em série, ventilador, recirculação de químico e são dimensionados para tanque de cloro de uma tonelada com taxa de exaustão de até 214 Kg/min.

Conte com a De Nora para desenvolver a melhor alternativa!

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS