BIBLIOTECA

Projeto de automação para uma estação de tratamento de múltiplas fontes alternativas de água utilizando softwares e hardwares livres

Resumo: A água é o recurso natural mais valioso que temos. É a substância que possibilita a manutenção da vida e parâmetros como disponibilidade e qualidade influenciam diretamente no desenvolvimento de qualquer sociedade. Atitudes que levam à conservação das fontes de água potável precisam ser estimuladas em face ao cenário de escassez cada vez mais crescente em que vivemos e dentre essas atitudes temos a redução do desperdício, a implantação de sistemas de saneamento eficientes, o aproveitamento e o reaproveitamento de fontes alternativas de água. Alinhado com estas necessidades este trabalho tem como objetivo propor um sistema que possibilite o aproveitamento e o reaproveitamento de múltiplas fontes alternativas de água e que conte com um projeto de automação eficiente e de baixo custo com a utilização de hardwares e softwares livres. Seguindo estes princípios foi montada uma planta experimental com os processos de tratamento funcionando de forma combinada, mas respeitando as peculiaridades de cada efluente o projeto de automação contemplou todos os sensores e atuadores necessários para a operação da planta experimental e contou com software de supervisão SCADA open source. A planta foi montada, colocada em operação e todas as simulações obtiveram os resultados esperados.

Introdução: A água é um recurso natural e imprescindível à vida. Questões sobre a conservação e preservação dos recursos hídricos vêm sendo cada vez mais destacadas nos últimos anos e nesse contexto, são necessários estímulos a práticas, programas e políticas que auxiliem na conservação deste recurso tão valioso.

Contextualização: O termo “Desenvolvimento Sustentável” surgiu em 1983 na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criado pelas Nações Unidas e significa o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que visa o não esgotamento dos recursos para o futuro. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Um dos marcos referenciais para o desenvolvimento sustentável é a Agenda 21 que foi criada na Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992 (também conhecida como Rio 92). Ela estabelece um plano de ação elaborado de forma consensuada por governos e instituições de diversos países, visando orientar um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI, cujo alicerce é a sinergia de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Desde então, em todo o mundo, aumentou-se o número de experiências que visam principalmente reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar os resíduos gerados. A promoção de atividades conservacionistas como desenvolvimento de fontes alternativas para o abastecimento de água, a recarga artificial de aquíferos e o reúso de águas residuárias surgem como alternativas para o problema da água potável.

Autores: Lucas Alves Rodrigues e Thiago Rodrigues Faria.

Leia o estudo completo: projeto-de-automacao-para-uma-estacao-de-tratamento-de-multiplas-fontes-alternativas-de-agua-utilizando-softwares-e-hardwares-livres

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS