BIBLIOTECA

Monitoramento marinho dos parâmetros fisico-químicos da área de influência do emissário submarino da praia da Enseada, Ubatuba/SP

Resumo

O sistema de disposição oceânica de esgoto urbano contribui para a melhoria da qualidade da água das praias, apesar de ser uma fonte pontual de emissão de matéria orgânica e de contaminantes. O monitoramento da qualidade ambiental avalia os efeitos desse sistema no ambiente marinho. Os resultados das análises dos parâmetros físico-químicos da água do mar são utilizados para verificar possíveis alterações nos padrões de emissão e na qualidade ambiental estabelecida pela legislação em vigor. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar, do ponto de vista estatístico, a dispersão de alguns parâmetros na malha amostral do emissário submarino da praia da Enseada e o atendimento a Resolução CONAMA 357/05 através dos resultados obtidos no período de 2015 e 2016. Para tanto, utilizou-se como indicadores pH, fósforo total, nitrogênio amoniacal e oxigênio dissolvido, parâmetros constantes para determinação do Índice de Qualidade de Águas Costeiras.
Foram amostrados oito pontos na zona de influência do emissário e um ponto controle, distante da saída e livre da interferência do efluente. De maneira geral, poucos resultados não estavam em conformidade com a resolução e considerando-se de forma estatística, apenas o fósforo total apresentou diferença significativa (P=0,0058) entre o ano de 2015 e 2016, porém, quando comparado os pontos amostrais com o ponto controle, tal diferença não foi observada. Para os parâmetros Nitrogênio Amoniacal, pH e Oxigênio Dissolvido, estatisticamente não se observou diferença entre as campanhas e em relação ao ponto controle. Portanto, concluiu-se que os parâmetros atendem aos valores de referência para Águas Salinas Classe 1.

Introdução

O sistema de disposição oceânica de esgoto urbano contribui para a melhoria da qualidade da água das praias, apesar de ser uma fonte pontual de emissão de matéria orgânica e de contaminantes. O acúmulo de contaminantes no ponto de lançamento e na área de dispersão do efluente pode causar toxicidade, bem como alteração na composição da fauna, tanto da coluna de água quanto do sedimento (ABESSA et al, 2005).

O monitoramento da qualidade ambiental tem por finalidade avaliar os efeitos do sistema de disposição oceânica de esgotos no ambiente marinho. Os resultados das análises dos parâmetros físicos e químicos da água do mar são utilizados para verificar possíveis alterações nos padrões de emissão e na qualidade ambiental estabelecida pela legislação em vigor.

Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar, do ponto de vista estatístico, a dispersão dos parâmetros físico-químicos na malha amostral do emissário submarino da praia da Enseada e o atendimento a Resolução CONAMA 357/05 através dos resultados obtidos no período de 2015 e 2016.

Autores: Ariany Rossi; Amilton Ferreira de Almeida; Alexandre da Costa; Antônio Dirceu Pigatto Azevedo e Rui Cesar Rodrigues Bueno.

ÚLTIMOS ARTIGOS: