BIBLIOTECA

Monitoramento marinho dos parâmetros fisico-químicos da área de influência do emissário submarino da praia da Enseada, Ubatuba/SP

Resumo

O sistema de disposição oceânica de esgoto urbano contribui para a melhoria da qualidade da água das praias, apesar de ser uma fonte pontual de emissão de matéria orgânica e de contaminantes. O monitoramento da qualidade ambiental avalia os efeitos desse sistema no ambiente marinho. Os resultados das análises dos parâmetros físico-químicos da água do mar são utilizados para verificar possíveis alterações nos padrões de emissão e na qualidade ambiental estabelecida pela legislação em vigor. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar, do ponto de vista estatístico, a dispersão de alguns parâmetros na malha amostral do emissário submarino da praia da Enseada e o atendimento a Resolução CONAMA 357/05 através dos resultados obtidos no período de 2015 e 2016. Para tanto, utilizou-se como indicadores pH, fósforo total, nitrogênio amoniacal e oxigênio dissolvido, parâmetros constantes para determinação do Índice de Qualidade de Águas Costeiras.
Foram amostrados oito pontos na zona de influência do emissário e um ponto controle, distante da saída e livre da interferência do efluente. De maneira geral, poucos resultados não estavam em conformidade com a resolução e considerando-se de forma estatística, apenas o fósforo total apresentou diferença significativa (P=0,0058) entre o ano de 2015 e 2016, porém, quando comparado os pontos amostrais com o ponto controle, tal diferença não foi observada. Para os parâmetros Nitrogênio Amoniacal, pH e Oxigênio Dissolvido, estatisticamente não se observou diferença entre as campanhas e em relação ao ponto controle. Portanto, concluiu-se que os parâmetros atendem aos valores de referência para Águas Salinas Classe 1.

Introdução

O sistema de disposição oceânica de esgoto urbano contribui para a melhoria da qualidade da água das praias, apesar de ser uma fonte pontual de emissão de matéria orgânica e de contaminantes. O acúmulo de contaminantes no ponto de lançamento e na área de dispersão do efluente pode causar toxicidade, bem como alteração na composição da fauna, tanto da coluna de água quanto do sedimento (ABESSA et al, 2005).

O monitoramento da qualidade ambiental tem por finalidade avaliar os efeitos do sistema de disposição oceânica de esgotos no ambiente marinho. Os resultados das análises dos parâmetros físicos e químicos da água do mar são utilizados para verificar possíveis alterações nos padrões de emissão e na qualidade ambiental estabelecida pela legislação em vigor.

Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar, do ponto de vista estatístico, a dispersão dos parâmetros físico-químicos na malha amostral do emissário submarino da praia da Enseada e o atendimento a Resolução CONAMA 357/05 através dos resultados obtidos no período de 2015 e 2016.

Autores: Ariany Rossi; Amilton Ferreira de Almeida; Alexandre da Costa; Antônio Dirceu Pigatto Azevedo e Rui Cesar Rodrigues Bueno.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS