BIBLIOTECA

Os 6 fatos sobre as energias renováveis: elas são fundamentais contra as mudanças climáticas

Energia Renovável

Enquanto a queima de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de gases de Efeito Estufa, o uso de recursos que se regeneram rapidamente é uma fonte de energia limpa e mais econômica.

Energia renovável é um tipo de energia derivada de fontes naturais (como a luz solar ou o vento, por exemplo) e que pode ser reabastecida mais rapidamente do que é consumida. Essas fontes são abundantes e encontradas em qualquer ambiente, define a Organização das Nações Unidas (ONU).

O órgão internacional também reconhece que o setor de energia é tanto a base do problema da mudança climática quanto um fator-chave para a sua solução.

Como a energia pode combater a mudança climática

A produção de energia por meio da queima de combustíveis fósseis (como carvão, petróleo e gás) libera uma grande quantidade de gases de Efeito Estufa (GEEs). Esses combustíveis, destaca a ONU, são responsáveis por mais de 75% do total de emissões de GEE e por cerca de 90% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO₂).

Em contrapartida, a geração de energia renovável produz menos emissões, o que torna a transição para seu uso “fundamental para o enfrentamento da crise das mudanças climáticas”, diz a ONU.

A energia renovável é mesmo mais cara? Veja 6 fatos sobre ela

Solar, eólica, geotérmica e hidrelétrica são apenas alguns dos exemplos de energia renovável já disponíveis para uso hoje. Descubra outros seis fatos para saber mais sobre elas:

Fato 1:

Todos os países têm fontes de energia renovável cujo potencial ainda não foi totalmente explorado, de acordo com as Nações Unidas.

Fato 2:

A energia renovável é atualmente a opção mais acessível na maior parte do mundo, diz a ONU e os preços dessa tecnologia nesse setor estão caindo.

“O custo da eletricidade proveniente da energia solar caiu cerca de 85% entre 2010 e 2020, e os custos associados à energia eólica onshore e offshore caíram cerca de 56% e 48%, respectivamente”, afirma.

Fato 3:

Até 2030, a eletricidade gerada por fontes renováveis poderia fornecer 65% de todo o suprimento global. Há potencial para um aumento de 90% até 2050, o que reduziria enormemente as emissões de carbono e ajudaria a mitigar os efeitos da mudança climática, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).

Fato 4:

O acesso à energia acessível, segura, sustentável e moderna, que se traduz na capacidade de cozinhar com combustíveis limpos, tem potencial de melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. As energias renováveis ajudarão a proteger as pessoas dos riscos ambientais e sociais, como a poluição do ar, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com estimativas de 2019 da agência de saúde da ONU, 3,2 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar em ambientes fechados causada pelo uso de combustíveis e tecnologias poluentes para cozinhar.

Fato 5:

Embora seja verdade que a transição para emissões líquidas zero levará à perda de 5 milhões de empregos no setor de produção de combustíveis fósseis, estima-se que a criação de 14 milhões de novos empregos no fornecimento de energia até 2030. De fato, haveria um ganho líquido de 9 milhões de empregos.

Fato 6:

Muitos países precisarão de assistência financeira e técnica para fazer a transição. No entanto, os investimentos em energia renovável serão compensados, confirma a ONU.

“A redução da poluição e dos impactos negativos sobre o clima, por si só, poderia economizar para o mundo até 4,2 trilhões de dólares americanos por ano até 2030”.

“A energia renovável é a única forma confiável de avançar se o mundo quiser evitar uma catástrofe climática”, disse o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na Assembleia de 2023 da Agência Internacional de Energia Renovável.

“Somente as energias renováveis podem proteger nosso futuro, fechar a lacuna de acesso à energia, estabilizar os preços e garantir a segurança energética”, concluiu ele.

Fonte: National Geographic


ÚLTIMOS ARTIGOS: