BIBLIOTECA

Dessalinização de água como alternativa para minimizar a escassez hídrica no semiárido brasileiro

Resumo

Os avanços nas técnicas de dessalinização, com a construção de plantas em várias regiões do mundo, vêm transformando a dessalinização numa solução para a escassez de água potável. Dessa forma o presente estudo faz um levantamento de dados sobre a situação atual da utilização dos processos de dessalinização com abordagem nacional porém com o foco na região do semiárido do Brasil, onde há locais com escassez hídrica e buscar alternativas para minimizar e melhorar a oferta de água para a população local é urgente.

Introdução

A água é um recurso natural intensamente utilizado, devendo estar presente no ambiente em quantidade e qualidade apropriada para o consumo e como elemento essencial em todas as atividades. Através do ciclo hidrológico, a água é renovada de forma contínua. Contudo, ao longo dos anos, o seu consumo tem excedido o processo de renovação e como consequência a diminuição das reservas de água doce, preocupando a humanidade, visto que a água é vital para a sobrevivência de todos os seres vivos, bem como é responsável por diversos ciclos de renovação do planeta.
De acordo com Shahzad et al. (2019), em 2000, a demanda mundial de água foi de 4000 bilhões de metros cúbicos e estima-se que aumente mais de 58% até 2030. A ameaça da falta de água, em níveis que podem até mesmo inviabilizar existência de vida na terra, pode parecer exagero, mas não é. Os impactos sobre a quantidade e qualidade da água disponível, atrelados ao rápido crescimento da população mundial e à concentração dessa população em áreas densamente povoadas, já são evidentes em várias partes do mundo.
A carência hídrica é um problema de âmbito mundial. Mesmo países que no momento não enfrentam problemas de escassez de água devem se deparar com problemas de falta de água no futuro próximo.
A Índia, por exemplo, convive com escassos recursos hídricos: seu território possui apenas 4% da água potável do mundo e abriga 16% da população mundial. Naturalmente, há pouca água potável para o grande contingente de pessoas. No Brasil a situação não é muito diferente. Apesar de ser um país privilegiado em termos de recursos hídricos, pois possui 12% de toda a água da superfície do planeta, a distribuição dessa água no território nacional é irregular do ponto de vista de ocupação do território: são as regiões com menor densidade populacional as que apresentam grande quantidade de recursos hídricos. Em consequência da má distribuição hídrica, em determinadas regiões a população vive acometida de medidas de restrição, racionamento, rodízio, estado de atenção e alerta ao uso de água.
O presente estudo teve como objetivo principal levantar as principais informações da situação dos dessalinizadores existentes no agreste de Pernambuco- Brasil, região considerada uma das mais críticas no tocante ao suprimento existente de água.

Autores: Fernanda Maria Bernadino da Silva; Nyadja Menezes Rodrigues Ramos; e Almir Cirilo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS