NOTÍCIAS

2º Fórum Internacional Universalizar ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador (BA)

Evento realizado pela Aesbe em parceria com a FESPSP ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, na capital do estado da Bahia e contará com a presença de professores da University College London (UCL)

2º Fórum Internacional Universalizar ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador (BA)

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), anuncia a realização do 2º Fórum Internacional Universalizar nos dias 11 e 12 de abril, em Salvador (BA). Este evento, que se consagrou pelo seu sucesso inaugural no ano de 2023, volta para destacar a essencialidade de debates aprofundados e engajados em torno dos desafios e inovações mais relevantes no setor de saneamento.

O evento oferecerá um espaço excepcional para a troca de conhecimentos e experiências em um ambiente inspirador, com a presença de professores da renomada Universidade de Londres (University College London – UCL). As inscrições para o 2º Fórum Universalizar serão abertas no dia 1º de fevereiro de 2024 e seguirão até o preenchimento das 200 vagas oferecidas. As inscrições são gratuitas exclusivamente aos colaboradores das empresas associadas à Aesbe.

A programação detalhada do evento será divulgada em breve, prometendo abordar temas atuais e relevantes no campo do saneamento. A primeira edição, realizada em maio de 2023, destacou a relevância dos estudos publicados na Série Universalizar da Aesbe, que abrange uma ampla gama de publicações especializadas, incluindo artigos, documentos, estudos, notas técnicas e pareceres.

O 2º Fórum Internacional Universalizar, assim como a edição anterior, tem o potencial de ser um marco na busca pela universalização do saneamento. Ele representa um esforço contínuo para alinhar pesquisa e prática, visando melhorar a qualidade de vida e promover a saúde pública por meio de um saneamento eficiente e acessível a todos. É uma oportunidade para os participantes se aprofundarem nos avanços recentes e nas diretrizes práticas que podem ajudar a moldar um futuro mais sustentável e inclusivo no que diz respeito aos serviços de saneamento.

Sobre a primeira edição

A primeira edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento”, realizada em Brasília nos dias 3 e 4 de maio de 2023, foi marcante no setor de saneamento. Promovido pela Aesbe, em conjunto com a FESPSP, e apoio da UCL e do Development Planning Unit (DPU), o evento reuniu autoridades governamentais e não governamentais, colaboradores das Companhias Estaduais de Saneamento e estudantes de MBAs. O objetivo principal do 1º Fórum Internacional foi integrar o setor de saneamento nacional e internacional, contribuindo para a melhoria do saneamento brasileiro e visando a universalização dos serviços. O evento foi realizado no Auditório Mundo Novo do Centro de Convenções e Eventos Brasil 21.

Diversos painéis abordaram temas críticos e atuais do setor, como o fortalecimento do setor de saneamento, a participação privada, modelos de regionalização, desafios sociais, experiências internacionais na regulação, desburocratização, avanços e desafios das estatais de saneamento, e reflexões sobre o novo marco legal do saneamento. Um destaque especial foi dado à presença da professora Pascale Hoffman, da UCL, que participou do segundo painel, intitulado “Desafios sociais no setor de saneamento”.

A contribuição da professora Hoffman foi significativa, enriquecendo as discussões com sua expertise e perspectivas internacionais, essenciais para a compreensão e avanço do saneamento no contexto brasileiro. A primeira edição do Fórum Internacional “Os Novos Cenários Para as Empresas Públicas de Saneamento” foi fundamental para o setor, proporcionando um espaço valioso para troca de conhecimentos, experiências e estimulando novas ideias e soluções para os desafios do saneamento no Brasil e no mundo.

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Fonte: aesbe


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ALTERNATIVAS AO PETRÓLEO, FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL SÃO REALIDADE COM ALTO POTENCIAL DE EXPANSÃO NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ALESP APROVOU, EM 2023, PROJETOS QUE PROMOVEM SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »