NOTÍCIAS

Evento apresenta potencialidades em mineração para Vale do Ribeira e Alto Paranapanema

Mineração

Encontro destaca para prefeituras a importância da mineração sustentável para o desenvolvimento e a arrecadação municipal. Inscreva-se!

Prefeitos e legisladores de 32 cidades do Vale do Ribeira e do Alto Paranapanema terão uma boa oportunidade de descobrir, com o seminário “Ordenamento Territorial Geomineiro, diretrizes para o desenvolvimento da mineração sustentável no Vale do Ribeira e no Alto Paranapanema”, que a exploração mineral sustentável é uma ótima alternativa econômica com geração de emprego e renda para os municípios. O encontro, que ocorrerá na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), na capital, no dia 9, tem como objetivo incentivar a adoção de projetos que promovam e ampliem alternativas econômicas com a mineração.


LEIA TAMBÉM: CBA E UFV APRESENTAM PRIMEIROS RESULTADOS DE ESTUDO INÉDITO SOBRE ÁGUA E SOLO EM ÁREAS DE MINERAÇÃO


A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a Lei nº 13.540, de 18 de dezembro de 2017, dispõem sobre a Contribuição Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Em 2022, de acordo com a Agencia Nacional de Mineração (ANM), a CFEM representou uma injeção de R$ 90 milhões nos cofres das cidades paulistas que registram atividades de mineração. Ao todo, o estado tem 917 empresas registradas que agregaram quase R$ 1 bilhão em produção bruta ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual no ano passado.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente por via digital, no site abaixo:

https://forms.gle/KVsqE6t8RZoQJe53A

Fonte: SEMIL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOECONOMIA: A NOVA TENDÊNCIA PARA O CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UM DIA NA VIDA DE UM TÉCNICO DE SERVIÇOS DIGITAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »