NOTÍCIAS

Avaliação de Resultado Regulatório do Programa QUALIÁGUA é publicada no site da ANA

Programa  QUALIÁGUA aumentou o monitoramento da qualidade das águas superficiais, a ampliação do número de pontos, além da padronização dos parâmetros

Programa Qualiágua ANA

O relatório de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) foi publicado no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na última quinta-feira, 8 de dezembro, após ser aprovado por unanimidade pela Diretoria Colegiada da ANA, em sua 860ª Reunião Deliberativa Ordinária.

Esta é a primeira Avaliação de Resultado Regulatório realizada pela Agência, conforme estabelecido no Decreto nº 10.411/2020, que regulamenta a análise de impacto regulatório na Administração Pública.

Com a publicação, a ANA cumpre o prazo estabelecido no Decreto, no qual a ARR deve ser concluída até 31 de dezembro.

A Avaliação de Resultado Regulatório do Programa QUALIÁGUA concluiu que a implementação da iniciativa teve impactos satisfatórios e alcançou os objetivos propostos.

Os principais resultados do Programa apresentados no documento são o aumento do número de Estados que monitoram a qualidade das águas superficiais, a ampliação do número de pontos e da cobertura espacial do monitoramento, além da padronização dos parâmetros e das frequências do monitoramento no Brasil.

O relatório também concluiu que o QUALIÁGUA obteve êxito em criar uma cultura de monitoramento da qualidade de água nas unidades da Federação. No entanto, a utilização dos dados para a formulação de políticas públicas, elaboração de planos e classificação de corpos d´água por parte dos Estados ainda está abaixo do desejável.

A ARR é uma das etapas do ciclo regulatório que busca avaliar o desempenho da ação regulatória de forma transparente e com base em evidências. Trata-se de uma ferramenta destinada a aperfeiçoar a ação regulatória, contribuindo para a atuação da ANA, além de promover a prestação de contas e aumentar a transparência junto à sociedade.

Após o processo de implementação da regulação, é por meio da ARR que acontece a avaliação se a ação regulatória está atingindo os objetivos pretendidos, quais os efeitos da regulação com dados reais e se são necessários ajustes no modelo regulatório vigente.


LEIA TAMBÉM: ANA EMITE DECLARAÇÃO DE RESERVA DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA PARA PEQUENA CENTRAL HIDRELÉTRICA (PCH) EM SÃO PAULO


Agenda de Avaliação de Resultado Regulatório 2022 da ANA

O tema da Agenda de Avaliação de Resultado Regulatório da ANA deste ano foi definido a partir do levantamento das ações da ANA que se enquadram nos critérios do Decreto nº 10.411/2020, bem como por meio de consulta interna realizada de 28 de março a 6 de abril. A agenda foi publicada no Diário Oficial da União de 3 de outubro.

O QUALIÁGUA se enquadrou em três dos critérios estabelecidos no Decreto. O primeiro é referente ao impacto significativo em organizações ou grupos específicos, visto que o Programa contribui para o fortalecimento e estruturação de órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e meio ambiente, estimulando o monitoramento sistemático da qualidade das águas e a divulgação dos dados gerados.

Outro critério aderente a esse decreto se refere ao tratamento de matéria relevante para a agenda estratégica do órgão. Nesse sentido, foi considerado que o QUALIÁGUA contribui para o alcance dos objetivos do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) da ANA para o período 2019-2022. Por último, o Programa se enquadra no critério de estar em vigência há, no mínimo, cinco anos.

Programa QUALIÁGUA

O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), estabelecido pela Resolução nº 643/2016 e pela Resolução nº 644/ 2016, é uma iniciativa da ANA com o objetivo de contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, através da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil. Também busca estimular a padronização dos critérios e métodos de monitoramento de qualidade de água no País para tornar essas informações comparáveis em nível nacional.

Outro objetivo do Programa é contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos estaduais gestores de recursos hídricos e meio ambiente para que realizem o monitoramento sistemático da qualidade das águas e deem publicidade aos dados gerados. O QUALIÁGUA ainda busca promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA), no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA). O Programa conta com a parceria de 24 das 27 Unidades da Federação do Brasil.

Fonte: govbr


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: JATO ALEMÃO COM SONDAS TEM SIDO VISTO VOANDO EM CÍRCULOS NA AMAZÔNIA DESDE O COMEÇO DO MÊS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PLANOS DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »