NOTÍCIAS

Professor do Instituto de Biologia é premiado em conferência internacional

Conferência internacional de Espectrometria

3ª Conferência Ibero-Americana de Espectrometria de Massas contará com palestras, cursos e workshops entre 10 e 15 de dezembro 22

Professor do Instituto de Biologia é premiado em conferência internacional  Foto: Portal da Unicamp

Daniel Martins-de-Souza, professor de Bioquímica do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp e afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi um dos selecionados para receber a Medalha BrMASS Manuel Riveros, concedida pela Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS).

O prêmio será entregue durante a 3ª Conferência Ibero-Americana de Espectrometria de Massas – evento que reunirá pesquisadores do mundo todo entre 10 e 15 de dezembro no Rio de Janeiro.

A ideia da premiação é homenagear pesquisadores brasileiros que se destacam no ramo da Espectrometria de Massas, um método de análise usado para identificar compostos em amostras.

“A Espectrometria de Massas é uma técnica centenária que nos permite analisar basicamente qualquer tipo de molécula”, explica Martins-de-Souza, que realiza pesquisas nessa área desde 2000. “Com ela, podemos estudar compostos em diferentes abundâncias e tamanhos e até entender a composição de misturas”, destaca o docente.

Entre 2010 e 2012, o biólogo chefiou o grupo dedicado à Espectrometria de Massas técnica no Centro de Pesquisa Neuropsiquiátrica de Cambridge (CCNR), da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.


LEIA TAMBÉM: COP27: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GRANDE CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA


 

Ainda, entre 2012 e 2014, foi chefe de um grupo de pesquisa sobre o tema, na Universidade de Munique (LMU), na Alemanha.

“Essas experiências só foram possíveis por conta da minha formação. Eu aprendi a trabalhar com Espectrometria de Massas ainda durante a graduação, por volta dos anos 2000, na Unicamp”, relembra. “Fiz iniciação científica em proteômica. Durante o doutorado, testemunhei um grande avanço na área e recebi o treinamento necessário na Unicamp e no Instituto Max Planck, na Alemanha, para que, depois, pudesse assumir essa função em Cambridge e em seguida na LMU”, conta o pesquisador.

Atualmente, Daniel faz parte do conselho acadêmico da BrMASS, é vinculado à ABC, coordena o Laboratório de Neuroproteômica na Unicamp e aplica os conhecimentos obtidos para estudar o sistema nervoso humano e as bases neurológicas de transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e a depressão.

A Medalha BrMASS Manuel Riveros é um reconhecimento pelas quase duas décadas dedicadas à pesquisa e à academia.

Nesse período, o cientista também desenvolveu trabalhos relacionados à covid-19, ao vírus zika e a doenças neurodegenerativas, entre outros campos de estudo.

“Sempre admirei muito os pesquisadores dessa área e estudei muito para entender um pouco sobre essa técnica. Receber essa homenagem é uma conquista muito importante e eu me sinto humildemente honrado”, destaca Martins-de-Souza”. “Isso me dá uma sensação de que o esforço tem valido a pena e é algo que me motiva a trabalhar cada vez mais e querer contribuir cada vez mais”, complementa.

Além das homenagens e premiações, a 3ª Conferência Ibero-Americana de Espectrometria de Massas contará com palestras, cursos e workshops sobre temas relacionados à Espectrometria de Massas, abrangendo as teorias fundamentais e as aplicações da técnica.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: https://www.ibero2022.com/program-ibero-2022/

Fonte: Unicamp


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MEMPHIS E O SUCESSO DA TECNOLOGIA MBBR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CRA: DEBATEDORES MANIFESTAM POSIÇÕES ANTAGÔNICAS SOBRE O PL DOS AGROTÓXICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »