NOTÍCIAS

Governo abre mercado livre de energia elétrica a todos os consumidores de alta tensão

Mercado Livre Energia

A liberalização do chamado “ACL” (ambiente de contratação livre) ou mercado livre de energia, ocorre após a realização de um consulta pública sobre o tema

Mercado Livre Energia

O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quarta-feira, dia 28 de Setembro, uma portaria permitindo que todos os consumidores conectados em alta tensão possam aderir ao mercado livre de energia elétrica, tendo a possibilidade de negociarem livremente preços e condições de contratação de energia diretamente de um supridor.

A liberalização do chamado “ACL” (ambiente de contratação livre) ocorre após a realização de um consulta pública sobre o tema.

Segundo a pasta, a medida permite que aproximadamente 106 mil novas unidades consumidoras estejam aptas a migrar para o mercado livre de energia elétrica, que hoje é composto principalmente de médios e grandes empresas, como indústrias e shopping centers.


LEIA TAMBÉM: GOVERNO GAÚCHO E NEOENERGIA ASSINAM MEMORANDO PARA PROJETO DE HIDROGÊNIO VERDE E GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA EM ALTO-MAR


 

Em nota, o governo disse ainda que estudos e projeções de mercado realizados apontam que a abertura para a alta tensão não provocará impactos aos consumidores do mercado cativo, isto é, atendidos pelas distribuidoras de energia.

“A abertura do mercado traz maior liberdade de escolha para os consumidores, com a consequente ampliação da competitividade, ao permitir o acesso a outros fornecedores além da distribuidora, disse o ministério. Além disso, a concorrência tende a proporcionar preços mais interessantes, melhorando a eficiência do setor elétrico e da economia brasileira”, acrescentou.

O próximo passo, segundo a pasta, será abrir o mercado livre a todos os consumidores do país.

“Em breve o tema será discutido em consulta pública específica para tratamento dos consumidores de baixa tensão”.

Fonte: Isto é


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TECNOLOGIA BRASILEIRA RECICLA BATERIAS DE LÍTIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANEAMENTO BÁSICO PODE RESOLVER PROBLEMA DOS FERTILIZANTES NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »