NOTÍCIAS

Projeto Cerrado – Suzano inaugura ETE provisória que se destaca pela capacidade de tratamento

Projeto Cerrado  – As obras de construção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) já contam com uma importante estrutura provisória para o tratamento de 100% dos efluentes gerados no empreendimento. Recém inaugurada, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) temporária vai garantir o cumprimento dos mais altos padrões de qualidade na gestão de resíduos na obra.

A capacidade da ETE é de impressionar, podendo tratar uma média de 1 milhão de litros de efluentes por dia no pico da obra, por meio do processo de aeração para tratamento biológico e separação de sólidos

Projeto cerrado

Imagem Divulgação Suzano

Pode ser comparada à de instalações que tratam um volume gerado por populações de até 30 mil pessoas, ou seja, equivalente aos habitantes somados de Ribas do Rio Pardo e Selvíria (MS)

Primeira estaca marca o início da Planta de Secagem

Também conhecida como “Pulp Dryer”, a Planta de Secagem é uma gigantesca estrutura responsável pela confecção dos fardos de celulose. E as estacas dessa estrutura já estão sendo perfuradas na obra da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo.


 

LEIA TAMBÉM: IMPORTÂNCIA DO REUSO E TRATAMENTO DE EFLUENTES PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE


 

Ao todo, serão executadas 2.016 estacas que farão parte da fundação da planta. Cada estaca possui o comprimento médio de 20 metros, que somadas darão um total de 40 Km, quase a distância de uma margem a outra do Rio Amazonas em épocas de cheia. As estacas também devem consumir, aproximadamente, 8 mil metros cúbicos de concreto, o que equivale ao volume de 3 piscinas olímpicas.

Projeto Cerrado

O Projeto Cerrado foi anunciado ao mercado em maio de 2021 e amplia a capacidade de produção de 2,3 milhões de toneladas anunciados para 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.

Fonte: Perfil News e Boletim do Projeto Cerrado | Suzano | 2022 |


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SEPSE: USO DE TECNOLOGIA PARA DETECÇÃO DE MICRORGANISMOS E GENES DE RESISTÊNCIA PODE EVITAR MILHÕES DE MORTES TODOS OS ANOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RESÍDUOS DE ESGOTO: PESQUISA APONTA BENEFÍCIOS PARA USO EM ADUBO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »