NOTÍCIAS

Universidade utiliza folhas para desenvolver pratos biodegradáveis

pratos-ecod.jpg

A equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças
Fotos: Chinnawat Singha

O professor de engenharia ambiental indiano Samorn Hiranpraditsakul visitava um templo no norte do país, quando ficou impressionado com as enormes pilhas de descarte de resíduos descartáveis. Nascia ali a inspiração para que uma equipe de pesquisa da Universidade de Naresuan desenvolvesse um processo para fazer tigelas de comida biodegradáveis a partir de folhas.

Os professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Depois de diversos experimentos, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

Segundo informações do Bankok Post, os pratos suportam até água quente, não vazam e se degradam naturalmente depois de serem descartados (de preferência onde haja vegetação, que a sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).

pratos2-ecod.jpg

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, adiantou que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

O processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, os cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Os indianos têm tradição de transformar folhas em recipientes. Um bom exemplo é o Patravali, muito usado em jantares tradicionais, festivais e celebrações.

FAÇA SUA DOAÇÃO!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »