NOTÍCIAS

Investimentos em saneamento básico trarão mais sustentabilidade para Barra do Sul/SC

Melhorias nas condições de saúde, conservação do ambiente, educação, turismo e desenvolvimento econômico são alguns dos benefícios que a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário trará para Balneário Barra do Sul

SANEAMETO

Imagem ilustrativa

O investimento de R$ 46,7 milhões vai permitir a instalação de 29 quilômetros de redes, 3.091 ligações domiciliares e a construção de uma Estação de Tratamento de última geração.

“O tratamento de esgoto é um importante parâmetro de desenvolvimento de uma nação. Nesse sentido, é evidente que a falta de acesso ao saneamento básico predomina na população mais pobre. Os maiores índices de internação hospitalar e de afastamento de trabalhadores são dessa população, e isso gera impactos diretos na renda familiar e nos índices de desemprego”, define a bióloga Patrícia Cuadrado, responsável por uma ONG de preservação ambiental em Balneário Piçarras – cidade em que a Casan investiu outros R$ 55.721.742,50 em obras idênticas.

Em sua primeira etapa, o sistema de tratamento de Balneário Barra do Sul vai atender uma população de 17.543 moradores e veranistas, propiciando uma cobertura de 52% – que serão diretamente beneficiados.

“O saneamento básico também impacta a Educação e o Turismo, assim como gera empregos. O acesso ao saneamento evita o déficit escolar, aumentando a produtividade dos jovens e gerando melhores oportunidades para eles no futuro”, complementa Patrícia.

No Turismo, por exemplo – que é uma vertente intensa na pequena Balneário Barra do Sul – questões de balneabilidade, pesca artesanal e turismo náutico se potencializam, influenciando diretamente no crescimento e valorização imobiliária.

“Hoje, os investidores têm dado mais valor às cidades que têm essa preocupação sanitária. O saneamento valoriza a cidade, atraindo empresas da construção civil, gerando emprego e renda”, analisa o corretor de imóveis que atua com empreendimentos litorâneos, Márcio Garcia.


LEIA TAMBÉM: OPERADORES PRIVADOS DE SANEAMENTO BÁSICO PODEM ATENDER ATÉ 40% DA POPULAÇÃO ATÉ 2030


Mais qualidade de vida

A bióloga Patrícia pontua que

“ter saneamento básico é uma condição indispensável para uma cidade ser intitulada como desenvolvida. Os serviços de tratamento e abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto resultam em melhor qualidade de vida da população, especialmente”.

O médico clínico geral que atua com pacientes na região do Litoral Norte catarinense, Virlei Primo Junior, opina que

“a população ganha em qualidade de vida e evita doenças como dengue, leptospirose, diarreias causadas por parasitas, bactérias, dentre outras, que levam a sociedade a procurar com mais frequência os serviços de saúde, aumentar o número de internações hospitalares e gerar gastos ao município”.

Crescimento sustentável

Balneário Barra do Sul está localizada em um estratégico eixo, cercada por portos, aeroportos e populosos centros comerciais. O investimento no setor de saneamento vai influenciar diretamente no progresso e preservação dos recursos naturais.

“Lixo acumulado, esgoto a céu aberto e contaminação dos rios são alguns dos problemas que afetam gravemente não só a população, mas também o meio ambiente. O saneamento básico é essencial para garantir que as águas servidas retornem à natureza de forma adequada”, complementa a bióloga.

Fonte: Casan.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MODERNO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO TRANSFORMA MAUÁ/SP EM REFERÊNCIA NA RMSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PLATAFORMA APRESENTA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO DOS SINOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »