NOTÍCIAS

Reservatórios de Uberaba/MG são mapeados para evitar desabastecimento de água na seca

As ações para evitar desabastecimento de água são de médio a longo prazo e devem ser planejadas com antecedência, essas medidas ainda dependem da intensidade do período de seca.

A conclusão foi feita pelo presidente da Codau, José Waldir, em entrevista à Rádio JM, nesta quarta-feira (14).

José Waldir explicou que ações neste sentido já estão sendo tomadas na cidade. Waldir pontuou que foi feito um levantamento da situação dos reservatórios..

“Nós começamos a fazer o mapeamento do nosso sistema, nós fizemos alguns levantamentos dos reservatórios, dos sensores de níveis e vazão. Nós tínhamos alguns sensores que não estavam em operação, aí nós já licitamos, compramos esses materiais e colocamos eles para fazerem essa leitura de nível e vazão dos reservatórios. Com isso o pessoal da engenharia está fazendo a parametrização do consumo, para identificar os maiores horários de consumo de cada região e fazer, dentro de uma seca mais severa, essa movimentação de água de um reservatório para o outro”, afirmou.


LEIA TAMBÉM: Falta de saneamento e uso inadequado dos solos afetam qualidade dos rios


Perdas de Água

José Waldir ainda explicou que houveram mudanças no formato de direcionamento de água entre a Estação de Tratamento de Água (ETA), Centro de Reservação (CR11) e reservatórios, para que seja mais fluído e rápido. Com a mudança, a água consegue ir de um reservatório para outro ou direto para o CR11.

O presidente da Codau, acrescentou que além de trabalhar a questão da ampliação de reservação e combate a perda, a companhia pretende desenvolver a campanha de conscientização, com disseminação de informações e realização de ações, para que as pessoas entendam a importância de terem uma caixa d’água adequada para reservar água. Ainda segundo Waldir, quanto à solução a longo prazo, também está sendo feito um alinhamento com a Secretária de Planejamento e de Obras, para que sejam viabilizadas caixas d ‘água com capacidade adequada nas residências do Minha Casa Minha Vida.

Fonte: JM Online.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »