NOTÍCIAS

Companhia Águas de Joinville/SC alcança 99% de eficiência no tratamento de esgoto

A Companhia Águas de Joinville atingiu, em abril, a marca de 99,17% de eficiência no tratamento do esgoto coletado na cidade

 

esgotos

 

Essa é a média registrada em todas as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) administradas pela companhia.

Eficiência no tratamento de esgoto é a capacidade de devolver água limpa ao meio ambiente. Hoje, 34% dos domicílios de Joinville são atendidos pela rede de coleta e tratamento de esgoto.

“O atingimento desse alto percentual deve-se à dedicação de toda a equipe no desenvolvimento de soluções eficientes que foram implementadas em nossas estações”, diz Janine Smania Alano, gerente de esgoto da Águas de Joinville.


LEIA TAMBÉM: MONITORAMENTO CONFIRMA MELHORA DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO ITAJAÍ-AÇU, EM BLUMENAU/SC.


Equipamentos instalados

O aumento do nível de aeração e inclusão de um medidor on-line de turbidez na saída da ETE Espinheiros, para controle de qualidade da água que volta para a natureza, foram ações que contribuíram para a melhora na eficiência do tratamento de efluentes.

Também foram feitas melhorias na elevatória do bairro Profipo e foi instalado um novo decantador na estação de tratamento do bairro. Novos painéis elétricos foram instalados nas ETEs localizadas em loteamentos, aumentando o nível de automação dessas estações.

Além disso, na ETE Morro do Amaral, foi trocado o coagulante utilizado e as dosagens de produtos químicos foram automatizadas.

A Águas de Joinville gerencia onze estações de tratamento de esgoto. A maior é a ETE do Jarivatuba, no bairro Paranaguamirim, onde são tratados cerca de 90% do esgoto coletado na cidade.

Fonte: Portal Joinville.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: