NOTÍCIAS

Após reforma da ETA I, Rio Branco/AC terá aumento de 15% na produção de água potável

Com o crescimento populacional de Rio Branco e, consequentemente, o aumento no número de residências, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), realiza a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA I), localizada no bairro Sobral.

obras-ete

Após as obras, a ETA I terá capacidade para produzir mais 620 litros de água tratada por segundo (Foto: Arquivo Secom)

Construída em 1976, a ETA I tem a capacidade de produzir 420 litros por segundo, o que equivale a 1.512 metros cúbicos por hora. Com a revitalização, passará a produzir 620 litros por segundo, chegando a 2.232 metros cúbicos por hora, portanto, a cobertura de distribuição de água atingirá 100% em toda a capital acreana.

Após as obras, a ETA I terá capacidade para produzir mais 620 litros de água tratada por segundo (Foto: Arquivo Secom)

Orçadas em R$ 7,8 milhões, as obras, que se iniciaram este ano, compreendem toda a engenharia da ETA, além da aquisição de equipamentos que consomem a maior parte do valor investido, para construir uma nova captação com flutuante, outra adutora de água bruta e um sistema de tratamento do lodo gerado pela unidade, reativação de cinco filtros e outras ações.

De acordo com o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz, a modernização faz parte do planejamento do governo em investimentos para o saneamento básico do estado, o que tem contribuído para a melhoria dos índices de saúde e qualidade de vida. “Com isso, a mortalidade infantil caiu, a expectativa de vida aumentou e as internações hospitalares caem a cada ano”, declarou.

Rede de água

Diniz ressalta ainda que em todo o estado a rede de água passou de 300 quilômetros em 2000 para mais de 2.300 quilômetros em 2016, enquanto em Rio Branco a taxa de mortalidade infantil, um dos principais indicadores de qualidade de vida e de saúde, caiu de 21,81, em 2007, para 11,46 óbitos infantis (a cada 1.000 nascidos vivos) em 2017. E boa parte do avanço no saneamento do estado é fruto das obras do programa Ruas do Povo.

De acordo com a coordenadora de projetos e responsável pela Diretoria de Planejamento do Depasa, Andreya Abomorad, a ampliação da ETA I é suficiente, por exemplo, para colocar água para mais um Segundo Distrito de Rio Branco, além de reduzir também a intermitência (intervalo entre o abastecimento) e entregar mais água para a população da capital.

“Desde que o antigo Sistema de Abastecimento de Água de Rio Branco (Saerb) passou para a administração do governo do Estado, tornando-se Depasa, um trabalho incisivo tem sido realizado para que não falte mais água nas casas, um problema histórico influenciado por vários fatores. Agora, a ETA I passará a ter uma capacidade de produzir 17 milhões de litros por dia”, declarou Andreya.

Entenda o funcionamento de uma ETA

As estações de tratamento de água, conhecidas também como ETA, são na verdade uma espécie de fábrica gigante de produção de água potável, ou seja, a água cristalina que sai da torneira da sua casa, inodora, passa por um processo trabalhoso de purificação.

A água é submetida a um tratamento que dura cerca de três horas dentro da ETA. Suas fases se baseiam na decantação da sujeira, filtragem e adição do cloro e flúor. Com isso, todas as impurezas e sujeiras são retiradas, além de não deixar nenhum tipo de cheiro.

Fonte: Notícias do Acre.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

ALADYR pede ação imediata sobre mudança climática após desastre no Rio Grande do Sul

Diante do impacto das chuvas no Rio Grande do Sul, que afetaram centenas de milhares, a ALADYR pede aos governos e entidades privadas que acelerem a implementação de políticas de adaptação e mitigação do climática. A organização destaca a importância de atualizar a legislação, promover o reúso de água e adotar inovações como o modelo de “cidade esponja” para enfrentar efetivamente esses desafios iminentes

Continuar lendo »