NOTÍCIAS

Justiça determina que estado instale tratamento de esgoto no Hospital Carlos Chagas

Segundo ação civil pública do MPRJ, efluentes da unidade são lançados na rede de águas pluviais, causando riscos à saúde da população

hospital-ete

O Hospital Carlos Chagas fica em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio – Antônio Werneck/05-10-2016

A Justiça do Rio deu um prazo de 120 dias para que o governo do estado implante um sistema de tratamento de esgoto adequado no Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, na Zona Norte da cidade. De acordo com o Ministério Público estadual (MPRJ), os efluentes da unidade vêm sendo lançados, sem o cuidado apropriado, na rede de águas pluviais que desemboca nos rios da região.

Segundo a sentença da juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, titular da 14ª Vara da Fazenda Pública, dentro de um mês o governo precisa apresentar um projeto com o cronograma físico da implantação e funcionamento do sistema de tratamento, com aprovação e licença da Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.

Embora o hospital tenha adotado algumas medidas nos últimos anos, a decisão ressalta que, após realização de prova técnica, ficou comprovado que o dano ambiental continua, com grave ameaça à saúde pública, já que a falta de saneamento provoca doenças como diarreia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite e esquistossomose.

“A possibilidade de ocorrências dessas doenças aumenta quando ocorrem chuvas fortes, que provocam o refluxo dos bueiros e o transbordamento dos canais e rios da região”, afirma o MPRJ.

A decisão se refere a uma ação civil pública ajuizada em 2011 pela 2ª Promotoria de Meio Ambiente da Capital. Na época, foi iniciada uma investigação para verificar a existência ou não de sistemas de tratamento de esgoto em hospitais da rede pública no Rio.

Fonte: O Globo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: