Tecnologias sustentáveis de efluentes minimizam o impacto ambiental da mineração
A mineração de alguns minerais, incluindo carvão, tem diminuído globalmente devido ao aumento das finanças, pressões sociais e ambientais, mas a mineração de lítio e outros metais – usados em eletrônica e armazenamento de energia – está pronta para uma década de transformação à medida que os investimentos são direcionados ao futuro das energias renováveis. A mineração de urânio também parece prestes a ressurgir nos Estados Unidos.
Em Silver, Nevada, uma empresa de mineração de lítio assinou um acordo em 2017 para fornecer lítio para baterias Tesla, e a perfuração começou naquele ano. Novos movimentos nos EUA para abrir o Ocidente à mineração de urânio também devem produzir um boom para reduzir a dependência do urânio estrangeiro. Mas os desafios de água e energia para a mineração, tanto nos Estados Unidos quanto globalmente, exigirão soluções inovadoras para proteger os recursos hídricos e usar a eletricidade com mais eficiência.
Desafios Hídricos Para Mineração
A água é essencial para todos os tipos de mineração. Em alguns lugares, chuvas significativas podem levar ao escoamento ácido da drenagem da mina, pilhas de rejeitos e minas de superfície, contaminando córregos e rios. Em locais mais secos, a mineração e o processamento de minerais podem oferecer um efeito dois em um para o abastecimento de água local, usando tanto as águas subterrâneas quanto aquíferos de toxificação.
Em geral, os efluentes de mineração podem ser altamente ácidos e com alto teor de sólidos suspensos. É comum encontrar contaminação com compostos orgânicos, metais, metais pesados e metaloides como arsênio, ferro e manganês. Em algumas minas, especialmente para carvão, os efluentes podem ser inaceitavelmente salinos e exigir dessalinização.
Como os efluentes de mineração podem ser altamente variáveis, o mesmo ocorre com as estratégias de tratamento, que geralmente incluem várias etapas e tecnologias diferentes.
Qualquer efluente gerado a partir de uma mina dos EUA requer uma licença do Sistema Nacional de Eliminação de Descarte de Contaminantes (NPDES) que cobre os seguintes cenários de efluente e tratamento de água:
- Tratamento de efluentes domésticos para acampamentos de trabalhadores temporários ou permanentes;
- Tratamento de escoamento superficial de água;
- Tratamento de efluentes tóxicos gerados durante o processamento de carvão e metal;
- Tratamento de efluentes para reúso em paisagismo ou controle de poeira em estradas;
- Tratamento de efluentes para liberação em águas superficiais ou injeção em águas subterrâneas;
- Saneamento e mitigação de efluentes ao fechar uma mina.
LEIA TAMBÉM: O PLANEJAMENTO AJUDA A PREVENIR A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO
Tratamento de Efluentes Para Reúso
Não apenas muitas minas produtivas ao redor do mundo estão localizadas em áreas com abastecimento de água, mas a atividade de mineração também tem contribuído para a degradação da pouca água doce disponível. Para evitar mais contaminação ambiental, as empresas de mineração podem recorrer a soluções avançadas de tratamento de efluentes que produzem água adequada para reúso.
Os sistemas inteligentes e compactos Aspiral™, EcoBox™ e NIROBOX™ da Fluence podem proteger as fontes locais de água doce tratando e reutilizando efluentes mineiros para paisagismo, irrigação, controle de poeira e até mesmo água potável. Reduzindo os custos de descarte de efluentes e protegendo as fontes de água locais ao mesmo tempo em que atende aos padrões mais rigorosos, incluindo o Title 22 da Califórnia e o Class 1ª da China.
Tratamento Descentralizado de Água
Conectar uma mina remota a uma planta de tratamento central via duto é caro, demorado e requer a negociação de questões complexas de direito de passagem, razão pela qual as operações de mineração normalmente exigem tratamento descentralizado de água e efluentes. Descentralização, simplesmente, significa localizar o tratamento próximo à fonte de água, à demanda, ou idealmente a ambos.
Os benefícios para as minas incluem:
- Custos de capital mais baixos
- Economia de energia
- Emissões de dióxido de carbono mais baixas
- Início mais rápido com tratamento em contêineres
- Menos manutenção
As plantas compactas e inteligentes da Fluence podem fornecer a uma empresa de mineração um sistema de tratamento confiável, personalizado para tipos e concentrações específicas de contaminantes e vários graus de salinidade. Como o equipamento de tratamento está alojado em contêineres, um pouco de preparação ou construção do local é necessária e a entrega e instalação são rápidas. Os custos iniciais são baixos e a operação e manutenção são simples por meio de um aplicativo para smartphone e suporte da Fluence.
Tratamento Eficiente de Efluentes no Consumo de Energia
O tratamento convencional de lodo ativado biológico requer compressão de ar, o processo que de longe consome mais eletricidade durante o tratamento. O Reator de Biofilme Aerado por Membrana Fluence (MABR), entretanto, oferece 90% de economia de energia na aeração, com aeração de pressão atmosférica passiva, tornando o tratamento de efluentes domésticos em campos de mineração mais sustentável. Além disso, o processo tem remoção excepcional de nutrientes devido à nitrificação-desnitrificação simultânea.