NOTÍCIAS

Produção e reservação de água tratada é ampliada em Dourados/MS

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) executou e entregou obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água–SAA na cidade de Dourados

 

agua

 

Agora, mais dois poços tubulares profundos estão em funcionamento. O DOU-36 que foi perfurado dentro da ETA-Estação de Tratamento de Água, e o DOU-37 perfurado em outra região. Juntos, eles possuem uma vazão de 600 mil litros de água por hora. Os poços fazem a captação de água que é enviada diretamente para os reservatórios da ETA e distribuída para a cidade de Dourados.

Dentro da Estação de Tratamento de Água outra obra de ampliação do abastecimento foi concluída e entregue na sexta-feira, 02 de outubro. Foram construídos mais dois reservatórios semi-enterrados que, juntos, armazenam 4 milhões e oitocentos mil de litros de água (de 4.000m³ e de 800 m³).

Embora a cidade já tenha o abastecimento de água universalizado,  a Sanesul mantém obras em ritmo constante em Dourados. O objetivo é garantir atendimento da demanda, principalmente nos próximos anos com a expansão de novos empreendimentos e bairros nesta que e á segunda maior cidade de MS.


LEIA TAMBÉM: CERCA DE 60% DAS OBRAS DO NOVO SISTEMA DE ÁGUA DE BREVES NO PARÁ JÁ FORAM CONCLUÍDAS


Estação de Tratamento de Água

A ETA-Estação de Tratamento de Água, localizada às margens da BR 163, também foi beneficiada com melhorias e ganhou dois novos módulos de 250m³/h, aumentando em 500m³/h a sua produção. Agora, são 8 módulos em operação realizando a purificação da água captada e tornando ela própria para o consumo da população.

Todo o tratamento da ETA é monitorado com tecnologia 24 horas por dia com a ajuda da telemetria (sistema tecnológico de monitoramento). Em painéis instalados, é possível visualizar em tempo real todo o sistema de abastecimento de água em detalhes, tais como os índices de produção dos poços, bem como a quantidade de água disponível em cada reservatório, etc.

Fonte: O Progresso digital.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PGE RECEBE QUATRO PROPOSTAS PARA USINA DE DESSALINIZAÇÃO NA RMF/CEARÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FALTA DE CHUVA FAZ NÍVEIS DE ÁGUA CAÍREM A ATÉ 8,4% EM REPRESAS DO ALTO TIETÊ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »