NOTÍCIAS

Paraná Lidera Produção de Hidrogênio Renovável com Projeto Inovador

Paraná Lidera Produção de Hidrogênio Renovável com Projeto Inovador

O Paraná se destaca no cenário nacional com a aprovação do projeto Biogas-to-H2 Paraná (B2H2), liderado pela Copel e Sanepar, no plano de investimentos do governo federal.

A iniciativa foi uma das cinco selecionadas entre 70 propostas apresentadas ao Ministério de Minas e Energia (MME), abrindo caminho para o acesso a recursos dos Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria (CIF-ID).

A deputada estadual Maria Victoria (PP), articuladora da lei estadual que incentiva o uso do hidrogênio renovável (Lei 21.454/2023), celebrou a conquista como um passo crucial para consolidar um ambiente propício a investimentos e negócios no setor. Segundo a deputada, a legislação posicionou o Paraná na frente da transição energética, pavimentando o caminho para a aprovação do projeto de um hub de hidrogênio renovável, com potencial para gerar empregos qualificados, atrair investimentos internacionais, fortalecer a indústria local e impulsionar a descarbonização da matriz energética.

O Consórcio Biogas-to-H2 Paraná (B2H2) propõe a produção de hidrogênio renovável a partir do biogás gerado em uma estação de tratamento de esgoto. O hidrogênio de baixa emissão de carbono será destinado a aplicações estratégicas no ecossistema de Curitiba.

Além da Copel Geração e Transmissão (Copel GT) e Sanepar, o consórcio conta com a participação de empresas como Compagas, Peróxidos do Brasil, Gas Futuro, e instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), CIBiogás, Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Hidrogênio (Napi Hidrogênio).

A previsão inicial é produzir 100 toneladas de hidrogênio renovável por ano, com um potencial de expansão significativo, podendo alcançar 7 mil toneladas anuais com as 232 estações da Sanepar.

O projeto também visa a captura de CO₂ e a mitigação de até 325 mil toneladas de emissões anuais, gerando créditos de carbono.

A seleção das propostas foi realizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio de uma chamada pública para hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono para descarbonização da indústria, ação do Programa Nacional do Hidrogênio. Além do Paraná, foram selecionadas iniciativas da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em 2023, a Copel GT promoveu uma chamada pública para projetos de P&D+I em tecnologias de produção de hidrogênio renovável a partir de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos orgânicos. Três projetos foram selecionados para receber investimentos que totalizam R$ 7,6 milhões, com coordenação da UFPR, Apreno e Senai. Uma planta piloto de produção de hidrogênio renovável por rota seca será inaugurada ainda este ano no Centro Politécnico da UFPR.

Fonte: Folha de Curitiba


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: