NOTÍCIAS

Anaurilândia/MS terá estação de tratamento de esgoto para atender toda a cidade

Para executar as obras, foram viabilizados R$ 3.9 milhões em recursos da empresa

ete

Em Anaurilândia, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está investindo em obras importantes para que todos os moradores do município tenham coleta e tratamento do esgoto doméstico.

Com recursos próprios da empresa, está sendo construída uma Estação de Tratamento de Esgoto- ETE lagoa, com capacidade de tratar 20 litros de esgoto bruto por segundo, e com eficiência. A ETE é uma unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Itens contemplados pelas obras

Também fazem parte dessa frente de trabalho, a construção de 1.229 metros de linha de recalque, estação elevatória de esgoto tratado, 1.704 metros de coletor tronco e 1.287 metros de emissário. Mais, 2.596 metros de intervenções na rede coletora  e 624 ligações domiciliares de esgoto.

O valor de investimentos é de R$ 3.9 milhões  de reais da própria empresa. Com o fim de todas obras em execução, a expectativa é de que a cobertura de esgotamento sanitário atinja o índice de 51%.

Tratamento de esgoto e sua relevância

O tratamento do esgoto doméstico também é muito importante para a preservação do meio ambiente. O esgoto não tratado contamina rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos que podem causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose, cólera e piodermites.

Fonte: Sanesul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
BNDES e Finep selecionam 56 projetos para minerais estratégicos

BNDES e Finep selecionam 56 projetos para minerais estratégicos

A lista das empresas selecionadas na chamada pública para seleção de planos de negócios voltados à transformação de minerais estratégicos, com foco na transição energética e na descarbonização da economia, foi divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Continuar lendo »