NOTÍCIAS

Itália expande dessalinização da água do mar para combater a seca

Dessalinização da água do mar

O governo italiano prevê, entre as medidas para enfrentar a grave seca que ameaça várias regiões deste país, ampliar a dessalinização da água do mar

Dessalinização da água do mar

O governo italiano prevê, entre as medidas para enfrentar a grave seca que ameaça várias regiões deste país, ampliar a dessalinização da água do mar com usinas como a que está sendo construída hoje na região sul da Puglia.

Uma reportagem publicada no site do jornal QuiFinanza aponta que esta nova usina de dessalinização será a maior do gênero na Itália e após sua conclusão, prevista para 2026, terá capacidade para processar 55.400 metros cúbicos de água diariamente, quantidade que equivale às necessidades de 385 mil pessoas.

De fato, como se assinalou, entre as decisões adotadas na última reunião da sala de controle da emergência hídrica, realizada na sede da Presidência do Conselho de Ministros, figurava “dar prioridade aos projetos de dessalinização da água do mar”, como ferramenta para lidar com este grave problema.

Nesse sentido, considera-se expandir este programa a nível nacional, com iniciativas já em curso na ilha de Lipari, no sul da Sicília, bem como na região norte da Toscana, enquanto se considera a instalação de outras usinas de dessalinização na Ligúria, Veneto e Friuli-Venezia Julia, acrescenta a fonte.


LEIA TAMBÉM: DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR ATRAVÉS DO SISTEMA DE OSMOSE REVERSA


Francesco Vincenzi, presidente da Associação Nacional de Consórcios para a Proteção das Águas de Irrigação (ANBI) alertou recentemente que a seca na Itália em 2023 é mais grave do que a existente na mesma fase em 2022 e se agravará nos próximos meses, com pesados prejuízos econômicos.

“Se no ano passado a seca custou ao sistema do país 13 bilhões, 2023 promete ser pior enquanto se aguarda o início operacional de planos e medidas essenciais para aumentar a resiliência à crise climática”, disse Vincenzi.

Entre as disposições do chamado Decreto da Seca aprovado em 6 de abril pelo Conselho de Ministros da Itália está, além da construção de usinas de dessalinização, o desenvolvimento de infraestruturas hidráulicas, o aumento dos volumes de reservatórios, bem como a reutilização de águas residuais tratadas para irrigação.

Fonte: Imprensa Italiana


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HUBER REÚNE ESPECIALISTAS DO SETOR E PROMOVE WORKSHOP SOBRE SECAGEM DE LODO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVA DIRETIVA DE ÁGUAS RESIDUAIS DA UE PASSA PELO PARLAMENTO, MAS A QUE CUSTO?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de setembro,  16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Continuar lendo »