O evento reuniu especialistas do setor e foram apresentadas as novas tecnologias e as soluções HUBER, assim como estudos de caso das empresas usuárias dos sistemas de secagem de lodo
O evento reuniu especialistas do setor e foram apresentadas as novas tecnologias e as soluções HUBER, assim como estudos de caso das empresas usuárias das tecnologias, dentre elas, GS Inima, Biossolo, Cenibra, Tequaly e Bello da Colômbia.
O evento aconteceu no dia 12 de Maio de 2023, no Bourbon Convention, localizado na cidade de São Paulo – SP.
Estiveram presentes os especialistas Thomas Pohlers e Maximilian Agly, da Huber Alemanha, Max Von Igel, Diretor Executivo Huber Latam, Elaine Conchon, Diretora Executiva Huber do Brasil e o especialistas do time Brasil, Dario Silva, Lucas Funari, Vinícius Silva e Rodolfo Morais.
O evento teve como destaque os sistemas de Secagem Solar e de Secagem Térmica.
Eduardo Berrettini, da GS Inima, apresentou o estudo de caso da Samar, que utiliza a Secagem de Lodo Solar. O equipamento, que retira a umidade do lodo que provém do esgoto produzido pela população, é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia, misturando o lodo e fazendo a remoção do material já seco. Antes, todo esse volume era enviado para aterros sanitários, com 80% de água e apenas 20% de sólidos tratados.
Fernando Carvalho, da USP/ESALQ, consultor especialista na área de reaproveitamento de resíduos orgânicos, fez sua apresentação destacando o sucesso da operação da BIOSSOLO, que através da secagem de lodo, conseguiu atingir a valoração de seu resíduo. Ou seja, o que antes era resíduo, após a secagem, passa a ser produto, com grande valor agregado.
Na parte da tarde os destaques foram as apresentações dos Secadores Térmicos, com os estudos de caso da Cenibra, em Ipatinga, e da Bello (Colômbia). Com o sistema de secagem de lodo biológico, os gases de exaustão das caldeiras e a biomassa são utilizados como fonte de energia, reduzindo a quantidade de material a ser transportado.
Outra vantagem do resíduo seco é o seu alto poder calorífico, que possibilita a utilização dele como combustível complementar, conforme destacou Max Von Igel, com o estudo de caso da planta de tratamento de águas residuais BELLO, localizada na Colômbia, que é a maior planta de secagem de lodo em operação na Amélica Latina.
Conheça a Huber
A HUBER SE, com sede em Berching, Alemanha, está globalmente ativa no campo de tratamento de água, águas residuais e de lodo. A empresa familiar tem operado sob o nome HUBER desde 1872, e o Grupo HUBER agora cresceu para mais de 1300 funcionários em todo o mundo.
Em nossa sede em Berching, mais de 800 colaboradores desenvolvem e fabricam produtos, gerenciam projetos e desenvolvem soluções para municípios e indústrias. Todos trabalhando para melhorar a qualidade da água ao redor do mundo.
A HUBER apoia seus clientes em cerca de 60 países por meio de subsidiárias, escritórios ou representantes, fornecendo know-how e produtos inovadores para tratamento de água, águas residuais e lodo.
Por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo e Flávio H. Zavarise Lemos para o Portal Tratamento de Água.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS COM TECNOLOGIA NEREDA® – ETE BANGU
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVA DIRETIVA DE ÁGUAS RESIDUAIS DA UE PASSA PELO PARLAMENTO, MAS A QUE CUSTO?