NOTÍCIAS

Impacto ambiental da água engarrafada é até 3.500 vezes maior do que a água da torneira

A pesquisa é a primeira do tipo e examinou o impacto da água engarrafada em Barcelona. Os pesquisadores também descobriram que o impacto da água engarrafada nos ecossistemas é 1.400 vezes maior do que a da água da torneira.

água engarrafada

O impacto da água engarrafada nos recursos naturais é 3.500 vezes maior do que a da água da torneira, descobriram os cientistas.

pesquisa é a primeira do tipo e examinou o impacto da água engarrafada em Barcelona, ​​onde está se tornando cada vez mais popular, apesar das melhorias na qualidade da água encanada nos últimos anos.

Pesquisa liderada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) descobriu que se toda a população da cidade bebesse água engarrafada, isso resultaria em um custo de extração de recursos 3.500 vezes maior do que se todos bebessem água da torneira, de $ 83,9 milhões (£ 60,3m) por ano.

Os pesquisadores também descobriram que o impacto da água engarrafada nos ecossistemas é 1.400 vezes maior do que a água da torneira.

Os autores concluíram que a redução dos impactos ambientais mais do que compensou o pequeno risco de câncer de bexiga associado ao consumo de água da torneira. O processo de tratamento da água potável gera baixos níveis de trihalometanos (THM), que têm sido associados a um maior risco de câncer de bexiga. Os níveis de THM na água potável são regulamentados na UE.

A principal autora do estudo, a investigadora do ISGlobal Cristina Villanueva, disse:

“Razões de saúde não justificam o amplo uso de água engarrafada. Sim, estritamente falando, beber água da torneira é pior para a saúde local, mas quando você pesa os dois, o que você ganha bebendo água engarrafada é mínimo. É bastante óbvio que os impactos ambientais da água engarrafada são maiores em comparação com a água da torneira. ”

Nos EUA, são necessários 17 milhões de barris de petróleo para produzir o plástico para atender à demanda anual de água engarrafada. Além disso, a água engarrafada no Reino Unido é pelo menos 500 vezes mais cara do que a água da torneira.

Villanueva acrescentou: “Acho que este estudo pode ajudar a reduzir o consumo de água engarrafada, mas precisamos de políticas mais ativas para mudar isso.

“Por exemplo, em Barcelona, ​​poderíamos ter mais campanhas de educação para conscientizar o público de que os ganhos para a saúde com o consumo de água engarrafada são menores em comparação com os impactos ambientais. Precisamos melhorar o acesso à água da rede pública, a fontes públicas, a prédios públicos onde você pode trazer sua própria garrafa e não precisa comprar uma. Precisamos facilitar o acesso à água pública nas vias públicas.

“As pessoas confiam na água engarrafada porque os anunciantes fizeram um bom trabalho em convencer as pessoas de que é uma boa opção, por isso precisamos do esforço do outro lado.”

Fonte: The Guardian

Tradução e adaptação – Renata Mafra