NOTÍCIAS

Impacto ambiental da água engarrafada é até 3.500 vezes maior do que a água da torneira

 pesquisa é a primeira do tipo e examinou o impacto da água engarrafada em Barcelona.

água engarrafada

Os cientistas que o impacto da água engarrafada nos recursos naturais é 3.500 vezes maior do que a da água da torneira.

A pesquisa é a primeira do tipo e examinou o impacto da água engarrafada em Barcelona.

Lá está se tornando cada vez mais popular o uso de tal água, apesar das melhorias na qualidade da água encanada nos últimos anos.

Pesquisa liderada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) descobriu que se toda a população da cidade bebesse água engarrafada, então isso resultaria em um custo de extração de recursos 3.500 vezes maior do que se todos bebessem água da torneira, de $ 83,9 milhões (£ 60,3m) por ano.

Os pesquisadores também descobriram que o impacto nos ecossistemas é 1.400 vezes maior do que a água da torneira.

Os autores concluíram então que a redução dos impactos ambientais mais do que compensou o pequeno risco de câncer de bexiga associado ao consumo de água da torneira.

Os níveis de trihalometanos (THM) na água potável são regulamentados na EU e têm sido associados a um maior risco de câncer de bexiga. Porém, o processo de tratamento da água potável gera baixos níveis THM.

A principal autora do estudo, a investigadora do ISGlobal Cristina Villanueva, disse:

“Razões de saúde não justificam o amplo uso de água engarrafada. Sim, estritamente falando, beber água da torneira é pior para a saúde local, mas quando você pesa os dois, o que você ganha bebendo água engarrafada é mínimo. É bastante óbvio que os impactos ambientais da água engarrafada são maiores em comparação com a água da torneira. ”

Para produzir o plástico para atender à demanda anual de água engarrafada são necessários 17 milhões de barris de petróleo Nos EUA. Além disso, a água engarrafada no Reino Unido é pelo menos 500 vezes mais cara do que a água da torneira.

Villanueva acrescentou: “Acho que este estudo pode ajudar a reduzir o consumo de água engarrafada, mas precisamos de políticas mais ativas para mudar isso.

Por exemplo, em Barcelona, ​​poderíamos ter mais campanhas de educação para conscientizar o público de que os ganhos para a saúde com o consumo de água engarrafada são menores em comparação com os impactos ambientais.

Precisamos melhorar então o acesso à água da rede pública, a fontes públicas, a prédios públicos onde você pode trazer sua própria garrafa e não precisa comprar uma. Precisamos facilitar o acesso à água pública nas vias públicas.

“As pessoas confiam na água engarrafada porque os anunciantes fizeram um bom trabalho em convencer as pessoas de que é uma boa opção, por isso precisamos do esforço do outro lado.”

Fonte: The Guardian

Tradução e adaptação – Renata Mafra 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: