NOTÍCIAS

Governo de São Paulo abre concorrência para usina fotovoltaica flutuante na represa Billings

O governo de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), abriu nesta terça (6) a chamada pública para instalar uma usina solar fotovoltaica flutuante no reservatório da represa Billings, na capital paulista

 

Billings

 

A disputa será pela formação de uma sociedade com a Emae para a comercialização de energia nos mercados livre e cativo.

As propostas devem prever a instalação de painéis com potência total entre 1 MW e 30 MW. Após a fase de habilitação das concorrentes, vencerá a proposta de maior retorno econômico para a Emae, que pretende ter até 49% da sociedade de propósito específico (SPE) formada para executar o projeto. As informações completas estão disponíveis no site da empresa.  As inscrições na concorrência devem ser feitas até 9 de dezembro.

As usinas poderão ser exploradas até o término da concessão do complexo Henry Borden, que ocorrerá em 31/11/2042 ou em outro prazo a ser definido pela Aneel, caso seja feita a prorrogação da outorga, explica a Emae.


LEIA TAMBÉM: UTILIZANDO O POTENCIAL DO ESGOTO: DE CONSUMIDOR DE ENERGIA A PRODUTOR DE ENERGIA


Viabilidade do projeto

“A planta piloto instalada no lago da represa mostrou a viabilidade do projeto. Com esse chamamento público, o governo paulista dá mais um importante exemplo na utilização das energias renováveis, além de gerar emprego e renda para a população”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

“Continuaremos incentivando o desenvolvimento de fontes alternativas e sustentáveis na geração de energia elétrica, sempre pensando nas principais tendências mundiais do mercado”, afirma o presidente da Emae, Marcio Rea.

Fonte: EPBR.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRODUÇÃO E RESERVAÇÃO DE ÁGUA TRATADA É AMPLIADA EM DOURADOS/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PGE RECEBE QUATRO PROPOSTAS PARA USINA DE DESSALINIZAÇÃO NA RMF/CEARÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »