A Fluence inaugurou a dessalinizadora de água do mar para a siderúrgica ArcelorMittal
Imagem ilustrativa
Esse empreendimento gera água potável para a indústria, além de beneficiar a população contra o estresse hídrico sofrido por sua localidade.
Estiveram presentes na inauguração o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; O presidente da ArcelorMittal Benjamin Baptista Filho; e Manuel García de La Mata, CEO da Fluence América do Sul, que participou virtualmente.
O governador capixaba, Renato Casagrande, afirmou: “Este desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é um exemplo de inovação para todo o país, onde esta tecnologia ainda é desconhecida pela maioria da população”.
Manuel García de La Mata, CEO da Fluence América do Sul, acrescentou: “Este grande investimento, feito pela ArcelorMittal, nos permite reduzir o uso de água potável, dando à unidade de Tubarão maior sustentabilidade operacional”.
Por sua vez, o CEO da ArcelorMittal, Benjamin Baptista Filho, afirmou: “Estamos testemunhando um antes e um depois na história do Brasil. Essa planta, com características inéditas, atenderá não só a siderurgia, mas também toda a população”.
O sistema capta a água do mar e a trata pelo processo de osmose reversa, tecnologia já consagrada e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Chile, Argentina e Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: ARCELORMITTAL TUBARÃO INAUGURA MAIOR PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR DO PAÍS
A planta fornece 12.000 m³/dia de água tratada para os processos industriais da siderúrgica, sendo a maior dessalinizadora do país.
Essa planta fornecerá o recurso hídrico para a indústria, beneficiando não só a própria empresa, mas também os moradores da cidade de Vitória (Brasil), já que vai contribuir para o atendimento da demanda do Rio Santa Maria da Vitória.
Foram realizados estudos para a implantação do projeto, que inclui as melhores tecnologias e fornecedores do mundo, que lhe rendeu reconhecimento mundial em 2019 com a premiação do prêmio “Projeto Inovador” no Congresso Mundial da International Desalination Association (IDA), o evento mais importante do setor.
A pesquisa para seu desenvolvimento contou com a participação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, que incluiu pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias).
Na avaliação de riscos, custos e aspectos operacionais, foram tomadas como referência duas plantas dessalinizadoras da Fluence Argentina, uma em Puerto Deseado (Chubut) e outra em Caleta Olivia (Santa Cruz).
Para acessar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KcqaN5BQxcY
Referência: Futurosustentable.com.ar
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli