NOTÍCIAS

Fluence lançou a mais importante usina de dessalinização de água do mar do Brasil

A Fluence inaugurou a dessalinizadora de água do mar para a siderúrgica ArcelorMittal

DESSALINIZACAO

Imagem ilustrativa

Esse empreendimento gera água potável para a indústria, além de beneficiar a população contra o estresse hídrico sofrido por sua localidade.

Estiveram presentes na inauguração o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; O presidente da ArcelorMittal Benjamin Baptista Filho; e Manuel García de La Mata, CEO da Fluence América do Sul, que participou virtualmente.

O governador capixaba, Renato Casagrande, afirmou: “Este desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é um exemplo de inovação para todo o país, onde esta tecnologia ainda é desconhecida pela maioria da população”.

Manuel García de La Mata, CEO da Fluence América do Sul, acrescentou: “Este grande investimento, feito pela ArcelorMittal, nos permite reduzir o uso de água potável, dando à unidade de Tubarão maior sustentabilidade operacional”.

Por sua vez, o CEO da ArcelorMittal, Benjamin Baptista Filho, afirmou: “Estamos testemunhando um antes e um depois na história do Brasil. Essa planta, com características inéditas, atenderá não só a siderurgia, mas também toda a população”.

O sistema capta a água do mar e a trata pelo processo de osmose reversa, tecnologia já consagrada e aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Chile, Argentina e Estados Unidos.


LEIA TAMBÉM: ARCELORMITTAL TUBARÃO INAUGURA MAIOR PLANTA DE DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA DO MAR DO PAÍS


A planta fornece 12.000 m³/dia de água tratada para os processos industriais da siderúrgica, sendo a maior dessalinizadora do país.

Essa planta fornecerá o recurso hídrico para a indústria, beneficiando não só a própria empresa, mas também os moradores da cidade de Vitória (Brasil), já que vai contribuir para o atendimento da demanda do Rio Santa Maria da Vitória.

Foram realizados estudos para a implantação do projeto, que inclui as melhores tecnologias e fornecedores do mundo, que lhe rendeu reconhecimento mundial em 2019 com a premiação do prêmio “Projeto Inovador” no Congresso Mundial da International Desalination Association (IDA), o evento mais importante do setor.

A pesquisa para seu desenvolvimento contou com a participação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, que incluiu pesquisadores do Brasil e da Espanha (Astúrias).
Na avaliação de riscos, custos e aspectos operacionais, foram tomadas como referência duas plantas dessalinizadoras da Fluence Argentina, uma em Puerto Deseado (Chubut) e outra em Caleta Olivia (Santa Cruz).

Para acessar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KcqaN5BQxcY

Referência: Futurosustentable.com.ar
Adaptado para Portal Tratamento de Água
Traduzido por Jaqueline Morinelli


ÚLTIMIAS NOTÍCIAS: EM MEIO A RACIONAMENTO, SABESP PROMETE MAIOR CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM 2022 COM OBRAS DE R$ 297 MILHÕES EM FRANCA/SP

ÚLTIMIAS NOTÍCIAS: INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO BÁSICO TRARÃO MAIS SUSTENTABILIDADE PARA BARRA DO SUL/SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS