NOTÍCIAS

Transição energética: usina argentina transformará 130 mil toneladas de resíduos em biogás

Economia circular e energia renovável

Planta modelo de economia circular na América Latina, a empresa desenvolveu uma solução energética através da produção de biogás – energia renovável

Economia circular e energia renovável

Economia circular  e energia renovável – Em consonância com seu objetivo de reduzir o impacto ambiental ao mínimo, a Aggreko oferece em Córdoba uma solução energética pioneira na América Latina. Uma usina converterá 130 mil toneladas de resíduos em biogás.

A empresa líder em serviços de energia, Aggreko, fornece soluções energéticas derivadas da produção de biogás para o projeto Helios Clean Energy. É uma planta modelo de economia circular na América Latina. A empresa desenvolveu uma solução energética através da produção de biogás neste projeto com o objetivo de transformar mais de 130 mil toneladas de resíduos orgânicos nesse combustível.

Serão gerados 2,4 MWh de energia elétrica e 2,48 MWth de energia térmica por um sistema de recuperação de calor para cogeração (CHP).

A usina de Helios está localizada na cidade de General Paz, a 30 quilômetros da capital da província de Córdoba, possui quatro biodigestores que se alimentam de resíduos orgânicos das granjas de aves de Pollos San Mateo.

“Estamos comprometidos com a transição energética na Argentina. Desenvolvemos uma solução sob medida para o projeto Helios Clean Energy que gera energia 100% limpa através de resíduos orgânicos industriais.” E acrescentou que “é o único deste tipo na província de Córdoba, uma vez que as soluções que usamos nos permitem reduzir o impacto ambiental ao mínimo”, disse Diego González, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Aggreko.

Este é o primeiro projeto com cogeração térmica completa (CHP) na região, que funciona através de um sistema que recupera o calor gerado por gases de escape e água e do invólucro do motor. Este projeto representa um importante precedente na América Latina, pois é pioneiro na regeneração total da energia.

O projeto  e as soluções são divididos em duas partes:

  • Entrega de energia elétrica: 2,4MW para a rede de energia interconectada
  • Entrega de energia térmica (Sistema de Cogeração): Capacidade de 2.488 MWth [Megawatts Térmicos] e capacidade por Equipamento Aggreko 1.244 MWth

 

LEIA TAMBÉM:BIOMETANO NO BRASIL PODE LEVAR A ‘ECONOMIA’ DE US$ 137 BI


Detalhes técnicos da geração de energia Helios e procedimento de cogeração térmica – economia circular e energia renovável

O sistema de cogeração Aggreko utiliza o calor da água do motor (água do invólucro do motor) e o calor dos gases de escape dos motogeradores instalados, para aquecer a água do circuito dos biodigestores do cliente.

A empresa fornece água quente para o processo de pasteurização do substrato orgânico antes da entrada nos biodigestores e para a manutenção dos substratos utilizados para a produção de biogás.
Com as condições do local, se atinge um rendimento total (geração de eletricidade + geração térmica) de mais de 80%.

Economia circular com visão de impacto triplo

O projeto nasceu há sete anos com o objetivo de gerar o menor impacto no meio ambiente e a menor pegada de carbono possível da avicultura, e dar um destino econômico circular aos resíduos orgânicos industriais produzidos.

Hoje, a usina recebe resíduos da Pollos San Mateo, estrume da Avicultura Rio Ceballos, vinhaça da Refinería del Centro e resíduos do frigorífico La Superior, enquanto aguarda o fechamento de novos contratos.

“A ideia que nos inspira e da qual estamos convencidos é que nada está perdido, tudo se transforma”, comentou Mateo Ligato, presidente da Helios Energía Limpia.

Com o acordo com a Helios para o fornecimento de 2,4 MWh a partir do biogás, a transformação dos resíduos orgânicos em energia limpa e eficiente minimiza o impacto ambiental.

Isso destaca a oferta de alternativas sustentáveis que a Aggreko produz para a satisfação das necessidades de seus clientes, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades. A usina não gera nenhum tipo de desperdício: tudo é transformado em recurso  gerando economia circular e energia renovável.

O sistema utiliza a matéria orgânica produzida pela avicultura para gerar biogás que alimenta os geradores da Aggreko, com energia disponível para transferir para o sistema elétrico.

Ao mesmo tempo, o calor desperdiçado do gerador que aquece a água é reutilizado para o processo de geração de gás. Ou seja, os geradores produzem calor que é reutilizado para manter os biodigestores na temperatura desejada, a fim de evitar gastos adicionais no consumo de diesel na caldeira do cliente.

Em seguida, ao final do processo de decomposição em que o biogás é gerado, um efluente líquido é obtido dos biodigestores que é reutilizado para irrigar as terras ao lado da planta e das áreas vizinhas, onde também plantam milho que então se torna alimento para as aves.

Sem dúvida, este projeto Helios representa um caso exemplar para a Argentina e o resto da América Latina em termos de economia circular e seu compromisso com a transição energética através da produção de energia limpa.

Fonte: econojournal

Traduzido e adaptado por: Flávio H. Zavarise Lemos


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: OS LEILÕES PARA CONTRATAÇÃO DE ENERGIA VÃO INCLUIR ARMAZENAMENTO EM BATERIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PRAIAS MONITORADAS PELA CETREL EM CAMAÇARI TÊM SELOS BANDEIRA AZUL RENOVADOS PARA 2022-2023

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: