NOTÍCIAS

Desmatamento da Amazônia pode gerar prejuízo de US$ 317 bilhões por ano, aponta Banco Mundial

Desmatamento da Amazônia

O relatório ainda mostra que o modelo de produção adotado no Brasil é insustentável

Um relatório divulgado pelo Banco Mundial estimou que o desmatamento da Floresta Amazônica coloca em risco mais de US$ 317 bilhões por ano.

O “valor da Floresta Amazônica” avalia o custo de manter a floresta em pé, além de mensurar a capacidade que o território tem para proteger o solo e fazer a manutenção do regime de chuvas.

Em março, o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informou que a Amazônia Legal teve 356km² de área sob alerta de desmatamento. O número foi o terceiro maior para o mês desde o começo da série histórica em 2016.


LEIA TAMBÉM: FOZ DO AMAZONAS: IBAMA RECOMENDA NEGAR LICENÇA PARA EXPLORAÇÃO DA PETROBRAS


O relatório aponta que o modelo de produção adotado no Brasil é insustentável e que aproxima a Amazônia do que classificam como ponto de inflexão, ou seja, quando as mudanças climáticas e o desmatamento levam a danos irreversíveis.

A publicação defende a adoção de uma política ambiental que junte governança fundiária e florestal. Os pesquisadores ressaltam que o desenvolvimento da Amazônia Legal deve ser reforçado pelo financiamento da conservação.

“A proteção da riqueza da floresta é fundamental. O Brasil perderia as chuvas que sustentam a agricultura, que são fonte de energia elétrica. O Brasil não tem condições de arcar com tal perda”, justificou Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.

Os pesquisadores ainda sugerem que os recursos podem vir de:

  • Títulos verdes ou empréstimos verdes;
  • Títulos vinculados à sustentabilidade;
  • Crédito de carbono;
  • Financiamento de desenvolvimento doméstico;
  • Financiamento de desenvolvimento internacional.

Fonte: UOL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: REGULAÇÃO NO SANEAMENTO: CONGRESSO DA ABES 2023 DEBATERÁ TEMA COM IMPORTANTES NOMES DO SETOR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CORREDOR DE HIDROGÊNIO VERDE SERÁ LANÇADO ENTRE CEARÁ E ROTERDÃ

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de setembro,  16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Continuar lendo »