BIBLIOTECA

Tratamento de efluentes industriais pela microalga Selenastrum sp.: Avaliação do potencial biotecnológico e ambiental

Resumo

Tratamento de efluentes industriais pela microalga Selenastrum sp – Com as necessidades energéticas e de água limpa, tanto para uso doméstico quanto industrial, sempre a crescer, o impacto ambiental gerado e a necessidade de o reverter, tem-se procurado alternativas que sejam ecológicas, eficientes e de baixo custo. As microalgas podem ser uma dessas alternativas. As microalgas são microrganismos encontrados em muitos tipos de ambientes, capazes de uma reprodução rápida; de se adaptar ao ambiente em que se encontra e altera-lo; e são fontes de diversos compostos de interesse, tanto para energia verde quanto para os setores alimentares e farmacêuticos.

O presente trabalho visa analisar a aclimatação da microalga Selenastrum sp. em efluentes industriais (têxtil e da pasta para papel), avaliar o tratamento de matéria orgânica biodegradável e observar a acumulação de compostos de interesse na biomassa. Para tal, realizaram-se cultivos em reatores de 1L durante 8 dias, com controlo da intensidade luminosa (195 de µmol/m2/s, 12h/dia), temperatura (23ºC) e fluxo de ar (0,4L/L/min) filtrado.

Cada cultivo tinha uma concentração de 90% (v/v) de efluente filtrado, além dos cultivos controlo com e sem adição de glucose para comparação de desenvolvimento da biomassa e eliminação de matéria orgânica respetivamente. Devido aos baixos teores de nutrientes inorgânicos nos efluentes, em todos os cultivos foram adicionados 10mL de GoldMedium Fresh-Water Species (GMFWS). Amostras para contagem de células, análise de carência química de oxigénio (CQO), peso seco, dimensões celulares e leituras em espectrofotómetro (200 – 800nm) foram feitos em 4 alturas do cultivo.

Após o cultivo, obteve-se uma redução de níveis da CQO de 70%, 64,3% e 49,2% para os cultivos com glucose, efluente da pasta para papel e efluente têxtil, respetivamente, além de uma redução média de 31,7% nos compostos solúveis que absorvem no UVVisível. A esta atividade de bioconversão dos compostos dissolvidos correspondeu um crescimento de 9,8 milhões de células por mL em média nos cultivos. Relativamente à quantidade de biomassa gerada, face ao valor obtido para o cultivo controlo (0,29mg/mL), verificou-se um incremento de 76,7% no cultivo com glucose, 62,8% no cultivo com efluente da pasta para papel e de 46,5% no cultivo com efluente têxtil.

Estas observações permitem concluir que a Selenastrum sp. é uma eficiente alternativa para tratamento de efluentes industriais, e devido ao seu crescimento e capacidade de acumular biomassa apresenta um potencial suplementar como fonte de compostos úteis

Introdução

O aumento da capacidade industrial e a produção dos mais variados bens de consumo, causam a escassez das matérias-primas, altos consumos de energia e poluem o ambiente de diversas formas.

Apesar das tecnologias e metodologias que utilizam microalgas serem inovadoras e ambiciosas, elas ainda se encontram na sua infância, utilizando ainda conceitos convencionais que limitam a sua capacidade ou inibem algumas de suas vantagens.

Este trabalho procura comprovar os benefícios das microalgas para diferentes setores da economia, a sua capacidade de adaptação e demonstrar que microalgas podem limpar poluentes, gerar energia e servir como matéria-prima, o melhor exemplo do conceito de bio refinarias, onde problemas como poluentes se transformam em soluções e produtos.

Autor: Bruno Pimenta Escobar.

 

Tratamento de efluentes industriais


LEIA TAMBÉM:PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES FRIGORÍFICOS E CULTIVO DE PEIXE

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS