BIBLIOTECA

Tratamento Biológico

Os efluentes são retirados das empresas geradoras e levados para tratamento através de caminhões tanque/auto-vácuo.

O lodo de esgoto é dragado das lagoas de decantação, sendo desaguado mecanicamente. Por ser um material rico em matéria orgânica e nutrientes apresenta um grande potencial de utilização na agricultura como fertilizante orgânico. Dessa forma, com o objetivo de aproveitar seu potencial benéfico e ao mesmo tempo eliminar os riscos ambientais de sua utilização, a Opersan implantou um sistema de compostagem termofílica do lodo de esgoto, processo pelo qual o mesmo é misturado as podas urbanas picadas, a bagaço de cana-de-açúcar e cascas de eucalipto, submetido a aeração por processo de revolvimento mecânico e a oxidação promovida por uma intensa atividade de microorganismos. Neste processo, devido a ocorrência de temperaturas acima de 55oC por mais de 30 dias, todo o material é higienizado, eliminando organismos causadores de doenças aos homens e animais, dando origem ao composto orgânico de lodo de esgoto. Também é feita a aditivação do composto com calcário agrícola (CaCO3) com objetivo de enriquecer o material com cálcio e magnésio, dois macro-nutrientes de plantas.

O tratamento biológico dos efluentes é realizado por meio de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica poluente através do processo respiratório. O processo ocorre nas lagoas de aeração que são equipadas com dezenas de milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

O lodo devidamente tratado passa a ser denominado de fertilizante orgânico composto classe D, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob o no SP-80610 10000-7, como produto de uso seguro na agricultura. O fertilizante orgânico é fornecido para produtores de citros, eucaliptos, cana-de-açúcar, flores e café. O uso deste fertilizante é vetado pelo MAPA em hortaliças, pastagens e capineiras, raízes e tubérculos.

A aplicação do lodo é realizada de acordo com o Decreto Federal 4.954 de 14/01/2004 e suas Instruções Normativas 27 de 05/06/2006 e 25 de 23/07/2009, atendendo também as disposições da resolução CONAMA nº 375/2006.

O efluente tratado é destinado ao Rio Jundiaí em conformidade com o CONAMA 357 – artigo 34 e com o decreto estadual 8.468/76 – artigo 18.

A Opersan realiza o tratamento biológico de resíduos, como:

Caixa de gordura;

Fossa séptica;

Chorume de aterro classe 2;

Efluentes industriais biodegradaveis, mediante consulta.

A Empresa

Compromisso com o Meio Ambiente. A Opersan, localizada no Distrito Industrial de Jundiaí, é especializada no tratamento de efluentes industriais, definindo soluções personalizadas para cada necessidade do cliente.

A empresa tem se firmado no mercado pela qualidade de seu atendimento e o respeito aos clientes, oferecendo serviços com melhor custo/benefício e modernização contínua em suas operações. A Opersan coloca a disposição de seus clientes corpo técnico qualificado, instalações modernas e processos tecnológicos de ponta.

Com duas plantas de tratamento complementares, oferece tratamento biológico e físico-químico, possibilitando atender empresas nos mais variados ramos de atividade.

O monitoramento constante de todas as etapas do processo garante segurança e tranqüilidade aos seus clientes, que podem confiar em uma empresa preocupada em cumprir as normas e requisitos legais aplicáveis as suas atividades. A precisão e excelência na área de atuação são fundamentais para manter sua conduta que visa transparência no relacionamento com o cliente, eficiência, preservação ambiental e responsabilidade social.

Acreditada com a certificação ISO 14001, preocupa-se em traçar objetivos e metas que levem a economia de recursos naturais e energéticos, bem como a conscientização. Com isso, alcança a melhoria ambiental constantemente.

Visite-nos!! http://www.opersan.com.br

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS