BIBLIOTECA

Determinação da comunidade microbiana pela técnica pcr-dgge em sistemas híbridos na remoção simultânea de matéria orgânica e nitrogênio

Resumo

Os efluentes domésticos tratados ainda podem conter nutrientes e matéria orgânica resultando em problemas de poluição dos corpos hídricos, entre eles a eutrofização. Na tentativa de reduzir matéria orgânica e nitrogênio, sistemas com reatores híbridos com recirculação da fase líquida têm-se demonstrado promissores na remoção simultânea de matéria orgânica e nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o desempenho de um sistema híbrido com recirculação, em escala piloto tratando esgoto doméstico caracterizando o comportamento da comunidade microbiana por meio de PCR-DGGE. O sistema híbrido foi monitorado por 150 dias em duas fases (FI e FII com taxa de recirculação de 50 e 75%, respectivamente), sendo as coletas semanais. Os resultados revelaram que a eficiência de remoção da matéria orgânica foi de 87% e 91% nas fases FI e FII, respectivamente. Em relação ao nitrogênio amoniacal, as concentrações médias no efluente do sistema híbrido para FI e FII foi de 9±2 mg N-NH4+/L e de16±2 mg N-NH4+/L, apresentando eficiência média de remoção de 61% e 40%, respectivamente. Já a concentração média de nitrato no efluente foi de 12,5±1 mg N-NO3/L, e 8,1±0,7 mg N-NO3/L, respectivamente. A técnica de PCRDDGE evidenciou um notório aumento no número de bandas após a recirculação do efluente nitrificado no sistema híbrido, revelando maior riqueza de espécies. Pode-se concluir que o sistema híbrido em escala piloto com recirculação de 50% e 75% nas condições estudadas, foi eficiente na remoção de matéria orgânica e nitrogênio e a dinâmica da comunidade microbiana presente no sistema foi modificada pelo incremento da recirculação interna da fase líquida.

Introdução 

Os efluentes domésticos tratados ainda podem conter nutrientes e matéria orgânica resultando em problemas de poluição dos corpos hídricos tais como a eutrofização. O excesso da produção orgânica de algas está intrinsecamente relacionado com as concentrações de nutrientes. Nas últimas décadas, o processo de eutrofização tem se intensificado em reservatórios brasileiros devido ao aumento do uso de fertilizantes nas bacias hidrográficas, elevado grau de urbanização sem tratamento de esgotos domésticos e industriais, resultando em descarga de fósforo, nitrogênio e matéria orgânica para os corpos receptores.

Sistemas de tratamento com reatores anaeróbios e aeróbios em série têm-se demonstrado promissores por apresentarem várias vantagens. A configuração híbrida de reator com lodo suspenso e lodo aderido (Jialong et al., 2000; Nguyen et al., 2016; Zhou et al., 2016) tem sido aplicada com a finalidade de reduzir custos, unidades de tratamento com menor quantidade de material de enchimento e aprimoramento das características operacionais em relação aos reatores em tanques separados. De acordo com Wolff et al., (2010) os sistemas híbridos que utilizam biomassa suspensa e aderida no mesmo reator melhora a retenção de biomassa ativa e consequentemente, a eficiência do tratamento.

A razão carbono e nitrogênio (C/N) indispensável para a completa redução de nitrato (NO3-) a nitrogênio gasoso (N2) pelas bactérias desnitrificantes, depende do tipo dos gêneros da comunidade microbiana atuante e da fonte de carbono. De acordo com Netto e Zaiat (2012) a nitrificação é facilitada através da redução do tempo de detenção e consumo de oxigênio, pela maior disponibilidade de oxigênio dissolvido no meio para os micro-organismos quimiolito-autotróficos. Com baixa relação C/N, as bactérias quimio-organo heterotróficas ficam limitadas pelo carbono e disponibilizam amônia em excesso para nitrificação. Em contrapartida, com elevadas relações de C/N, o processo de nitrificação é inibido por excesso de carbono (KUENEN & ROBERTSON, 1994, XIA et al., 2010; LU et al., 2014).

Membros da comunidade microbiana presentes nos biofilmes de sistemas híbridos têm sido estudados com o uso da técnica da biologia molecular, a fim de identificar genes necessários para dissecar as rotas regulatórias que controlam o processo de nitrificação e desnitrificação. O objetivo do trabalho foi o de avaliar o desempenho de um sistema híbrido com recirculação da fase líquida, em escala piloto, para a remoção de matéria orgânica e nitrogênio em esgoto doméstico, além de caracterizar o comportamento da comunidade microbiana por meio da ferramenta de PCR-DGGE.

Autores: Marcus Vinicius Alves dos Santos; Juliana Cardoso de Morais; Sávia Gavazza; Mario Takayuki Kato e Lourdinha Florencio.


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS