BIBLIOTECA

Uso do SWMM na modelagem hidrológica da área urbana de sobral, Ceará, Brasil

Resumo

O processo de urbanização de uma cidade pode resultar em problemas de drenagem, tornando-a suscetível a enchentes e alagamentos. O município de Sobral, ao norte do estado do Ceará, sofre com esse transtorno, que prejudica diversos moradores e comerciantes. Devido a isso, nota-se a necessidade de estudos voltados à drenagem pluvial. Logo, Programas de modelagem computacional e dados de satélite podem ser importantes ferramentas para a obtenção de informações que auxiliem na gestão das águas de chuva. Esse trabalho teve como objetivo analisar o escoamento superficial do sistema de sub-bacias dessa cidade com o uso do simulador hidrológico Storm Water Management Model-SWMM. Alguns dados geográficos necessários foram processados no programa QGIS 2.16. Segundo a modelagem, a drenagem pluvial já sofreu bastante influência da urbanização da cidade, que impermeabiliza o solo e dificulta o processo de infiltração. A análise dos resultados mostra um aumento de 23% da vazão de pico na situação atual comparada às condições naturais. Devido a esse aumento expressivo, faz-se necessário a aplicação de equipamentos compensatórios, a fim de manter o controle do escoamento superficial na cidade.

Introdução

O homem, desde sua origem, demonstrou sua necessidade por água, passando a abrigar-se às margens de mananciais e cursos d’água. Regiões próximas a rios, córregos e riachos eram tidas como atraentes para o assentamento humano, tanto para pequena como longa permanência (GORSKI, 2008). Esse processo originou a maioria das civilizações existentes que, conforme evoluíram, povoaram ainda mais o entorno dos cursos d’água, trazendo consigo elementos urbanos (e.g., moradias, praças, indústrias, pavimentos).

Tal aumento da urbanização, na maioria das vezes desordenado, torna o meio mais sujeito a enchentes e alagamentos, já que o porcentual de áreas de infiltração da água pluvial diminui com a impermeabilização do solo que sofreu intervenção. Consequentemente, a água que infiltraria em condições naturais passa a escoar, sobrecarregando, assim, o sistema de drenagem.

O acúmulo hídrico causado por essa sobrecarga pode gerar diversos problemas aos patrimônios público e privado, além de favorecer a proliferação de mosquitos e animais transmissores de doenças. Os cursos de água também podem ser contaminados devido ao lixo exposto nas ruas e aos elementos considerados nocivos pela Norma NBR 10004 (ABNT, 2004), como solventes, lubrificantes e produtos de limpeza, por exemplo.

A fim de evitar tais transtornos são utilizados programas de modelagem computacional, capazes de simular condições reais hidrológicas a partir de algoritmos. O software Storm Water Management Model – SWMM é um modelo dinâmico chuva-vazão que simula a quantidade de água e escoamento superficial, especialmente em áreas urbanas, podendo ser utilizado tanto para simular um único evento como também para simulação contínua de longo prazo (ROSSMAN, 2010). A qualidade desse programa o tornou um dos mais utilizados por pesquisadores e profissionais da área de gestão e planejamento urbano para modelagem de drenagem urbana.

O município de Sobral, localizado às margens do Rio Acaraú no interior do estado do Ceará, sofre com sérios problemas de drenagem urbana, havendo diversos pontos de alagamento. A quantidade excessiva de pavimentos asfaltados e de construções com baixa taxa de permeabilidade nessa cidade colabora para o acúmulo da água pluvial que seria infiltrada. Além disso, existem poucos estudos que possam auxiliar na gestão e controle dessas águas, motivo pelo qual se elaborou essa pesquisa, que será de suma importância para o entendimento do escoamento da região e para a elaboração de futuros equipamentos de contenção de cheias.

Logo, o presente trabalho tem como finalidade simular eventos hidrológicos nas sub-bacias do perímetro urbano da sede de Sobral. Objetiva-se realizar simulações quantitativas do escoamento superficial de águas pluviais através do software Storm Water Management Model – SWMM, com o auxílio de informações geoprocessadas no programa QGIS, a fim de gerar hidrogramas de cheia.

Autores: José Wellington Severiano de Lima; Luis Henrique Magalhães Costa e José Nilton de Abreu Costa.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS