BIBLIOTECA

Avaliação de softwares para o dimensionamento de sistemas de distribuição de água

Resumo

O dimensionamento otimizado das redes de distribuição de água tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores e projetistas, devido aos altos custos de operação e manutenção destas. O problema é complexo e existem múltiplas metodologias para encontrar a solução ideal, que basicamente consiste em minimizar os custos da rede de distribuição de água cumprindo as restrições hidráulicas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de quatro softwares utilizados para o dimensionamento de redes, são eles: REDES, UFC4, Lenhsnet e Excel (Solver). Estes foram aplicados em três estudos de caso da literatura (benchmark examples): Hanoi, New York Tunnel e Two-loop. A abordagem permitiu hierarquizar a eficiência dos programas com base na solução de custo mínimo, no tempo de processamento e na facilidade de aplicação. Os resultados obtidos foram condizentes com as expectativas iniciais e possibilitam o direcionamento dos usuários para a escolha do software mais apropriado para os projetos.

Introdução

De acordo com a Lei 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, o acesso aos recursos hídricos é um direito de todos. Os sistemas de distribuição de água (SDA) são uma das ferramentas utilizadas para garantir o cumprimento dessa lei. Devido a sua importância, a otimização desses sistemas tem ganhado atenção especial de engenheiros e pesquisadores de recursos hídricos (Gomes, 2009).

O projeto de uma rede de distribuição de água consiste em determinar o diâmetro de cada uma das tubulações que compõem a rede, atendendo todas as demandas impostas, e satisfazendo as diferentes restrições de projeto (as restrições geralmente mudam, dependendo dos regulamentos de cada país) (Saldarriaga, 2017). Sendo o dimensionamento de redes malhadas indeterminado matematicamente, ao longo dos anos, inúmeros métodos foram propostos para o problema. Os primeiros métodos de dimensionamento, conhecidos como modelos clássicos, restringiam-se apenas ao equilíbrio hidráulico do sistema.

Mais tarde, com a consolidação da microcomputação, surgiram as primeiras técnicas de otimização direcionadas ao dimensionamento de redes baseadas em métodos matemáticos de programação linear, não linear e dinâmica. Das metodologias atuais, podemos citar: Algoritmos Genéticos, Pesquisa Harmônica, Particle Swarm Optimisation e Ant Colony Optimisation.

Dentre os softwares disponíveis para o dimensionamento de redes de hidráulica, destacamos o REDES, UFC4 (Costa e Castro, 2006), Lenhsnet (Gomes et al., 2009) e Excel (Solver). Em sua última versão, o programa REDES reúne as metodologias mais importantes presentes na literatura especializada, permitindo o dimensionamento de redes de distribuição por meio de várias técnicas (Saldaniage, 2017). O software foi desenvolvido pelo Centro de Investigaciones en Acueductos y Alcantarillados – CIACUA (https://ciacua.uniandes.edu.co/), da Universidade dos Andes, Bogotá, Colômbia.

O Lenhsnet é executado no EPANET, que é um software livre e aberto. O método do Lenhsnet é um algoritmo iterativo de dimensionamento otimizado voltado para sistemas pressurizado de distribuição de água. O sistema UFC é um conjunto de softwares, desenvolvido em diversas linguagens de programação, direcionado a avaliação e procedimentos referentes ao traçado e dimensionamento hidráulico/operação de redes de abastecimentos de água, adutoras e redes de esgotamento sanitário. A aplicação do Excel no dimensionamento dá-se através das planilhas de cálculo, onde a partir delas é definida a função a ser otimizada. A otimização no programa é realizada através do complemento Solver (GRG2).

Autores: Sabrina da Silva Corrêa; Thaise Suanne Guimarães Ferreira; Lucas Caitano da Silva; Elyfas Alllyjackson Morais Rodrigues e Saulo de Tarso Marques Bezerra.

Leia na íntegra

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS